Luca Toni, atualmente ao serviço do Hellas Verona anunciou que vai terminar a carreira no final da presente época.

«Depois de refletir um pouco e de tantos anos de futebol, penso que domingo vai ser o meu último jogo como jogador profissional.» anunciou o avançado italiano em conferência de imprensa com uma «inevitável dor no coração».

O Hellas Verona parte para os últimos dois jogos sem hipóteses de continuar na Serie A na temporada seguinte. O antigo internacional pela ‘squadra azzura’ admitiu que se sente «desiludido» depois de um ano «duro».

Toni considera que «esta temporada foi uma grande derrota» quer a título pessoal quer para o treinador Luigi del Neri com o qual admitiu «não ter uma boa relação».

Luca Toni começou a carreira no Modena e passou por uma série de clubes italianos como Treviso, Vicenza, Brescia e Palermo até chegar à Fiorentina. Em época de estreia na equipa ‘viola’ conquistou o prémio de melhor marcador da Serie A pela primeira vez o que lhe valeu um lugar nos eleitos de Marcelo Lippi para o Mundial 2006 que os italianos venceram. Os 49 golos em dois anos em Florença valeram-lhe uma mudança para aos alemães do Bayern de Munique.

Na Baviera venceu duas vezes o campeonato germânico e sagrou-se o melhor marcador da Bundesliga na temporada 2007-2008. Depois de três anos na Alemanha, o gigante italiano regressou a Itália para jogar na Roma. Seguiram-se passagens pelo Genoa e Juventus e nova aventura fora de Itália, desta feita nos Emirados Árabes Unidos em que representou o Al-Nasr.

Regressou ao ‘Calcio’ pela porta do Artemio Franchi onde esteve apenas durante uma temporada. Mudou-se para a cidade que serviu de inspiração para a história de Romeu e Julieta para representar o Hellas Verona, clube onde se mantém até aos dias de hoje e onde vai terminar a carreira este sábado frente à Juventus.

Ao longo de três anos ao serviço da equipa de Verona, Luca Toni viveu uma espécie de ‘segunda juventude’: 20 golos na época de estreia e 22 na temporada seguinte o que lhe valeu o prémio de melhor marcador do campeonato transalpino ao lado de Mauro Icardi do Inter de Milão.

Esta temporada, o avançado apontou apenas 6 golos pelo último classificado da Seria A.

Após 21 temporadas como profissional, Luca Toni diz adeus aos relvados.