O Nápoles celebrou esta quarta-feira o 30.º aniversário do primeiro título na Liga italiana com um desfile de autocarro dos campeões de 1987.

A festa foi bonita, mas ficou marcada por um episódio curioso: a comitiva bateu com «o nariz na porta» do estádio. Estava tudo programado, mas quando o autocarro chegou ao San Paolo as portas estavam fechadas e não possível entrar.

De resto, correu bem.

Maradona, ídolo em Nápoles, não esteve presente, poucos dias depois de ter sido anunciado como treinador do Al Fujairah, da segunda divisão dos Emirados Árabes Unidos, mas o desfile contou com vários protagonistas de 1987, como o capitão Giuseppe Bruscolotti ou o avançado Bruno Giordano.

Apesar da ausência, «El Pibe» foi aclamado pelas ruas da cidade por milhares de adeptos que acompanharam o desfile.

O Nápoles, que só viria a ser campeão italiano mais uma vez, em 1989/90, celebrou os vencedores de 1987 no Palácio San Giacomo com o presidente do município, Luigi De Magistris.

«Desde hoje até ao próximo verão, teremos muitos eventos para lembrar este dia. Tinha vinte anos [em 1987] e lembro-me que esse Nápoles jogava futebol de vanguarda», recordou o autarca.