Emprestado pelo Real Madrid ao Bayern Munique, James Rodríguez falou à UEFA sobre o seu percurso e não esqueceu os tempos em que vestiu de azul e branco no FC Porto.

«Foram três anos únicos, anos em que pude ganhar títulos. Cheguei muito jovem ao clube, com 18 anos, aprendi coisas novas. Nessa idade achas que sabes muito, mas depois quando cresces dás-te conta de que ainda tinhas muito que aprender», recordou o colombiano.

«Foram três anos em que aprendi todo este futebol europeu porque o FC Porto é um clube grande onde ganhas títulos, jogas a Liga dos Campeões e onde podes ganhar experiência», disse James.

E de Madrid, as memórias também são boas? «Fiz três bons anos, consegui marcar golos, fazer assistências, penso que fiz coisas interessantes e só guardo boas recordações da minha passagem pelo Real Madrid», disse James.

«Desde miúdo que via essas equipas grandes e pensava jogar nelas. O sonho parecia longe, mas com o passar dos anos foi ficando mais próximo. Foi um sonho tornado realidade e é algo que ficará para sempre dentro de mim», garantiu o colombiano.

James diz que em Madrid também cresceu mentalmente. «Um clube como o Real Madrid acarreta muita pressão, estão sempre a ver-te, olha-se para o que dizes e o que não dizes… Para jogar num clube como o Real Madrid é preciso estar preparado para tudo, tanto futebolisticamente como mentalmente. É um clube que me ajudou a crescer em tudo», frisou.

Agora o percurso de James faz-se em Munique e o colombiano mostra-se ambicioso. «Devemos poder ganhar a Liga dos Campeões. Temos bons jogadores e podemos conseguir coisas grandes. Há muita qualidade e, se estivermos bem, podemos ganhar», disse, frisando que, para levantar o troféu, também «é preciso ter sorte» tanto no sorteio como nos jogos.