O Sporting recebe o Sp. Braga com duas baixas de vulto: Montero e Adrien Silva estão castigados e não são opção. Leonardo Jardim não abriu a cortina toda, mas deixou que ela fosse até meio: pelo menos no lugar de Montero, garantiu, já há uma certeza. Joga Slimani, claro.

«Dentro da nossa estrutura temos um verdadeiro ponta de lança que é o Slimani, e temos dois jogadores que já fizeram a posição na formação no Sporting: o Wilson e o Mané. Todos têm características diferentes. Mas neste jogo a minha aposta vai recair no Slimani», anunciou.

«Vai recair no Slimani não só pela sua valia mas também pelo que tem ajudado quando tem entrado ao longo dos jogos. Merece esta oportunidade.»

Ora a entrada de Slimani costuma geralmente mexer sempre com o futebol do Sporting, o que está bom de ver vai voltar a acontecer. Leonardo Jardim avisa porém que não vai mudar tanto como costuma acontecer quando o argelino entra no decorrer dos jogos.

«Em relação ao nosso futebol na parte final dos jogos, quando apostamos num jogo mais ofensivo com Slimani. claro que desta vez não poderá ser tão apoiado», começou por dizer.

«Mas o Slimani não tem as qualidades do Montero e isso implica que as nossas decisões tenham de ser mais apropiadas para o tipo de jogo que vamos praticar. Temos de fornecer um jogo mais aéreo ao Slimani, porque essa é a maior qualidade dele, e por isso temos de ter alguns ajustes na construção do nosso jogo ofensivo.»

Sobra uma pergunta: quem joga no lugar de Adrien Silva?

No final do jogo em Vila do Conde Leonardo Jardim referiu os nomes de Vítor ou Gerson Magrão como os mais prováveis substitutos, esta quinta-feira foi questionado sobre se a opção poderia recair em Carlos Mané, o treinador não desfez completamente as dúvidas mas deu a entender que a escolha não deverá passar pelo jovem jogador.

«Como em tudo há prós e há contras. Com o Mané no apoio ao avançado a equipa fica mais ofensiva, mas perde em termos de pressão e de posse, com o Mané no corredor, e com um meio campo de três médios, a equipa ganha maior capacidade de pressão, fica mais equilibrada e mais estável», sintentizou.

«São decisões que terei de ter para o início ou até durante o jogo, de acordo com as necessidades que o jogo coloca. Vamos procurar colocar a melhor solução no início do jogo.»

Por aqui, e porque já vai ter de trocar Montero por Slimani, também já se percebe que a escolha de Leonardo Jardim estará entre Vítor ou Gerson Magrão.