Ponto final na temporada do Sp. Braga. Uma temporada de travo agridoce, na ótica de Leonardo Jardim.
O terceiro lugar na Liga merece aplausos e reparos; a presença na Liga Europa cumpriu os desígnios iniciais, embora os 16-avos-de-final saibam a pouco; o rendimento na Taça da Liga e na Taça de Portugal ficou aquém do esperado.
Numa conversa franca e informal com os jornalistas, o treinador do Sp. Braga não fugiu a qualquer questão, mostrou-se avesso a temas tabu e deixou um aviso: «na próxima temporada a ambição será ainda maior.»
Leonardo Jardim em discurso direto:
Liga dos Campeões
«Estava a torcer pelo Chelsea. Foi muito bom para nós saltar diretamente para o play-off. Agora o objetivo é entrar na fase de grupos.»
Miguel Lopes e Custódio na seleção
«São duas chamadas que valorizam a nossa equipa. Há um pormenor importante: esses jogadores não estavam habituados a ir à seleção. Foram chamados pelo rendimento mostrado no campeonato nacional.»
Perder jogadores, reconstruir o plantel
«Há um ano diziam que tínhamos perdido vários jogadores também. Temos de estar preparados. O Sp. Braga rentabiliza os seus ativos. Sabemos que a ambição será a mesma, porventura maior. Para ser viável, o Sp. Braga tem de vender; para ter ambição, deve manter a qualidade. Há que encontrar equilíbrio entre estas duas situações. Estar na Liga dos Campeões é importante.»
Balanço dos resultados da época
«Fizemos muitas coisas positivas, outras menos. Em duas provas conseguimos os nossos objetivos: na Liga Europa passámos a Fase de Grupos, como desejávamos, e na Liga queríamos um lugar nos quatro primeiros. Conseguimos. Claro que, depois de chegarmos ao primeiro posto, ambicionámos o título.
Na Taça de Portugal e na Taça da Liga queríamos a final e não conseguimos. Falhámos.
Promovemos vários atletas e isso é relevante: Elderson, Lima, Hélder Barbosa, Hugo Viana e Custódio fizeram a melhor época da carreira.»
Candidatura ao título
«A nossa ambição nunca foi limitada por palavras públicas. Uma coisa era assumir a candidatura, outra coisa era estar dentro de uma disputa que não era prioritária, mas que surgiu a meio. Acabámos no terceiro lugar de forma justa.»
Caso-Montpellier
«A liga francesa está atrás da portuguesa. Portugal tem conseguido bons resultados na UEFA e está à frente da França no ranking. Quanto melhor é o campeonato, mais difícil é surpreender. Em Espanha e em Inglaterra, por exemplo, é impossível. Nós interferimos na luta, queremos continuar, mas para assumir a candidatura ao título é preciso algo mais.»
Diferença para os três grandes
«Comparo o Sp. Braga aos três grandes em trabalho, ambição e valores individuais. Mas o nosso investimento é muito mais baixo, há grandes diferenças. Se igualássemos o orçamento deles, também seríamos candidatos assumidos. E, depois, há o envolvimento nacional, a dimensão histórica.»
Plantel
«Vamos definir quem vai sair, quem vai ser vendido e quais os jogadores que vão ser comprados.»
Equipa B
«Permite-nos ter mais soluções, mas o plantel principal continuará a ter à volta de 23 jogadores.»
Nuno Gomes
«Não quero individualizar. Qualquer jogador do plantel só sai se tivermos melhores soluções.»
Vendas
«Espero perder menos jogadores do que perdi o ano passado no início da época. Vamos integrar alguns jogadores que estiveram emprestados e perceber se têm qualidade para ficar no plantel.»