Este sábado há derby na Luz. Frente a frente, Benfica e Sporting. Javi García e Diego Capel. Dois dos vários espanhóis no jogo mais histórico do futebol português. E porquê destacá-los? Simples. Num jogo de muita rivalidade, opõem-se dois futebolistas que já jogaram juntos e até foram campeões com a mesma camisola: a de Espanha. Jeffrén também jogou, mas por lesão não vai estar em campo.

«Tenho muito boas recordações deles os dois. Vivemos grandes momentos», começou por referir o treinador espanhol Ginés Meléndez ao Maisfutebol. «Aconteceram-nos coisas muito positivas. Estivemos juntos no Campeonato da Europa de Sub-17 e fomos campeões no Europeu de Sub-19 na Polónia, também estivemos no Mundial sub-20 do Canadá», acrescentou.

O benfiquista, de 24 anos, e o sportinguista, de 23, vestiram juntos a camisola de Espanha em três Europeus e um Mundial. Passaram pelas selecções inferiores de Sub-17 e Sub-19, pela Olímpica e pela de Esperanças. Ao seu lado tinham várias estrelas do futebol actual, entre eles Gerard Piqué e Cesc Fàbregas, do Barcelona, Esteban Granero, do Real Madrid, e o também leão Jeffrén.

«Uma geração muito boa», refere aquele que os comandou, ou como técnico principal ou ajudante, e que actualmente comanda os Sub-19 espanhóis. «O Javi sempre foi um jogador com força e muito bom tecnicamente. O Diego desde sempre que é bom a recuperar bolas e um jogador de muita velocidade», revelou.

«Com a selecção sempre foram um exemplo, tiveram um grandíssimo comportamento e um excelente rendimento», disse. Em Portugal, onde acontece o mesmo, são ambos destaque no Benfica e no Sporting. «Não tenho dúvidas do sucesso deles», justificou ainda que tenha revelado: «Confesso que ultimamente não os tenho acompanhado, mas sei que estão muito bem em Portugal e que foi a melhor opção para eles.»

Para este jogo em particular e para o futuro, Meléndez só lhes deseja uma coisa: «A maior sorte do Mundo.» «São excelentes jogadores, mas são ainda melhores pessoas», concluiu.

Desde 2009/2010 em Portugal, Javi García já disputou seis jogos contra o Sporting, conseguiu cinco vitórias e um empate. No último confronto foi ele quem deu o triunfo às águias, na Luz e por 2-1, já nos descontos. Diego Capel, no ano de estreia em Portugal, vai viver pela primeira vez o derby português.