Jesualdo Ferreira procura no sábado a segunda vitória da sua carreira frente ao FC Porto, na primeira vez que regressa ao Dragão desde que deixou o clube em 2010, depois de quatro épocas e três títulos de campeão nacional. Na época passada o agora treinador do Sp. Braga defrontou os dragões mas foi em Alvalade, como técnico do Sporting. E também defrontou Paulo Fonseca, num confronto que teve um bate boca entre ambos como aperitivo.

Foi no início de maio deste ano. O Sporting venceu o Nacional para a 27ª jornada, seguia-se o P. Ferreira de Paulo Fonseca, a lutar por segurar o terceiro lugar e numa altura em que os leões ainda alimentavam hipóteses, ainda que ténues, de chegar a um lugar na Liga Europa. Logo no final do jogo com o Nacional, Jesualdo começou a colocar pressão sobre o rival seguinte. «O P. Ferreira vai jogar com uma grande pressão, uma pressão como não teve até hoje porque é o momento de assumir as responsabilidades», dizia Jesualdo.

No final da semana, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, insistiu: «Eles têm ideias, vamos ver se estas jornadas não são demasiado pressionantes para eles. Vamos ver como lidam com a ansiedade.»

Paulo Fonseca não gostou e, na sala de imprensa em Paços, respondia: «Nas medidas novas do Governo ainda não se paga por falar e o Jesualdo, por isso, pode dizer o que quiser.»

Veja aqui, aos 3m30s:



Em campo, o Paços venceu o Sporting, com um golo de Tony, aos 75 minutos. No final, ainda no relvado, Paulo Fonseca dirigiu-se a Jesualdo, ainda para acertar contas sobre o bate boca e sobre o facto de o treinador do Sporting ter querido colocar a pressão do lado de um clube com muito menor dimensão e estatuto do que os leões.

Sete meses depois os dois treinadores reencontram-se, ambos em clubes diferentes. Paulo Fonseca no FC Porto, numa altura muito complicada. E Jesualdo Ferreira de volta ao Sp. Braga, o clube onde teve melhores resultados como adversário do FC Porto, onde chega também numa época muito abaixo das expectativas, mas vindo de uma vitória sobre o Olhanense.

Jesualdo já admitiu que voltar ao Dragão será para si um momento de emoções fortes. Foram quatro anos no FC Porto, o clube onde teve mais sucesso ao longo dos seus 40 anos de carreira, onde se tornou o único treinador português tricampeão nacional.

Jesualdo Ferreira anda nisto há muito tempo, e o histórico dos seus confrontos com o FC Porto também é muito antigo. A primeira vez foi com o Torreense, em 1983/84, para a Taça de Portugal, num jogo que os dragões venceram após prolongamento. Em 16 confrontos, o agora técnico do Sp. Braga só ganhou um, já lá vão nove anos. 



Foi em janeiro de 2005, uma vitória por 3-1 no Dragão que acabou por ditar o futuro do treinador de então dos dragões, Victor Fernandez. O técnico espanhol recordou agora esse processo ao Maisfutebol.

São ao todo 10 derrotas e cinco empates, mas em Braga, aquando da sua anterior passagem pelo clube, Jesualdo começou a contrariar a tendência negativa frente ao FC Porto. Além dessa vitória de 2005, conseguiu mais quatro empates, num total de oito confrontos. No ano passado, com o Sporting, o clássico terminou 0-0. Feitas as contas, Jesualdo já não perde com o FC Porto há 10 anos. A última vez foi em 2003/04, numa época em que os três confrontos com a equipa então orientada por José Mourinho, dois para o campeonato e um para a Taça, foram ganhos pelos portistas.

Jesualdo Ferreira como adversário do FC Porto

83/84 Torreense (Taça de Portugal) (0-1 ap)
84/85 Académica-FC Porto, 0-3
90/91 E. Amadora-FC Porto, 1-2
00/01 FC Porto-Alverca
00/01 Alverca-FC Porto, 1-3
01/02 FC Porto-Benfica, 3-2
02/03 FC Porto-Benfica, 2-1
02/03 Sp. Braga-FC Porto, 1-1
03/04 FC Porto-Sp. Braga, 2-0
03/04 Sp. Braga-FC Porto, 0-3
03/04 Sp. Braga-FC Porto, 1-3
04/05 Sp. Braga-FC Porto, 1-1
04/05 FC Porto-Sp. Braga, 1-3
05/06 Sp. Braga-FC Porto, 0-0
05/06 FC Porto-Sp. Braga, 1-1
12/13 Sporting-FC Porto, 0-0