Pedro Mendes foi a primeira opção para o centro da defesa do Sporting quando Boulahrouz se lesionou. O jovem central foi utilizado em três jornadas consecutivas, mas depois voltou à equipa B e nunca mais foi chamado à equipa principal. Uma opção que está diretamente relacionada, como assumiu Jesualdo Ferreira, pelo facto do central ter recusado uma proposta para renovar o contrato que termina no final da corrente temporada.

«Pedro Mendes é lógico e toda a gente percebe porque deixou de ser opção na equipa principal. Não vale a pena estar a funcionar com um jogador que não vai fazer parte do plantel na próxima época. Até pela maneira como as coisas aconteceram», explicou o treinador.

O jovem central foi utilizado pela primeira vez na equipa principal à 16ª jornada, na receção ao V. Guimarães (1-1). Boulahrouz lesionou-se e o jovem central saltou do banco para jogar a segunda parte. Depois foi titular nas duas jornadas seguinte, na derrota em Vila do Conde (1-2) e no desaire diante do Marítimo em Alvalade (0-1), ainda no início de fevereiro. Depois voltou ao seu trajeto na equipa B e nunca mais foi chamado à equipa principal. As opções para o eixo da defesa passaram a recair sobre Eric Dier, Tiago Ilori e, na última jornada, em Fokobo.