Jesualdo Ferreira, técnico do Sp. Braga, fez a antevisão ao jogo desta sexta-feira que irá por frente a frente dos dois rivais do Minho. Sem rodeios, Jesualdo assume o favoritismo dos bracarenses apontando o histórico recente dos jogos na pedreira como indicador.

«É favorito porque queremos muito ganhar e o histórico entre Braga e Vitória de Guimarães, nos últimos anos, dá-nos essa expectativa e confere-nos esse estatuto. Jogamos em casa e, nos últimos anos, temos sido mais fortes», afirmou Jesualdo Ferreira na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga.

Jesualdo diz que atualmente as coisas são diferentes, e o jogo com o V.Guimarães não é o mais importante da época: «Quando cheguei aqui, ganhar ao Vitória de Guimarães era quase fazer o nosso campeonato e neste momento isso não é verdade. Temos outros rivais, nomeadamente os grandes, e isso é sinal de crescimento, maturidade e grandeza».

Instado a comentar a rivalidade e a realidade dos dois clubes, o treinador do Sp. Braga diz que o seu clube andou mais depressa: «O Braga foi capaz de andar mais depressa que o Vitória de Guimarães, mas o argumento financeiro não é tudo, quando o Braga não tinha esses argumentos, também ganhávamos», considerou.

O treinador dos arsenalistas espera que o Estádio Municipal esteja bem composto e apelou à presença dos adeptos do Sp. Braga nas bancadas: «Espero que vibrem bastante e ajudem a empurrar a equipa para ganhar o jogo».

Jesualdo não se escusou a comentar e a comparar os adeptos dos dois clubes: «Há uma grande diferença porque historicamente, a cultura dos clubes também é diferente. A paixão que existe dos adeptos do Vitória é conhecida, no Braga isso é mais novo, posso dizê-lo porque desde há 10 anos nota-se uma grande diferença na forma como eles vivem o clube».