Siga o CSKA-FC Porto ao vivo, no Maisfutebol, às 17:30
Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, perspectivou nesta segunda-feira o embate com o CSKA de Moscovo, na Rússia, referente à 5ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. O técnico garante que o encontro não é decisivo, revelando a ambição de marcar no reduto moscovita, frente a uma equipa que ainda não sofreu qualquer golo na competição. «Estamos interessados em fazer golos para ganhar e não porque eles ainda não sofreram nenhum na competição. A nossa equipa vai ser agressiva, vai querer ganhar e vai enfrentar um adversário difícil olhos nos olhos», asseverou.
«O que sei é que o CSKA com uma vitória garante a qualificação. O F.C. Porto ganhando este jogo não garante a qualificação, portanto acredito que a posição do CSKA seja a de jogar com extrema segurança. Mas também sei que a hipótese de decidir tudo pode colocar um estado de espírito diferente nos jogadores do CSKA, que jogam no seu campo. Creio que do ponto de vista mental podem estar mais pressionados do que o F.C. Porto. Temos condições para ganhar para nos aproximarmos mais daquilo que queremos, que é a qualificação, mas também sentimos que este jogo não é decisivo», começou por dizer Jesualdo Ferreira, acrescentando de pronto: «Neste quadro, creio que os jogadores do F.C. Porto estarão mais libertos da pressão que o CSKA vai ter. Vamos fazer tudo para ganhar e depois esperar que o jogo seja mais favorável, ao contrário do que sucedeu no Dragão.»
O treinador do F.C. Porto recorda o desgaste motivado pela última deslocação do CSKA de Moscovo, que garantiu o título russo no último fim-de-semana, esperando contornar as dificuldades climatéricas. «Ninguém duvida que o tempo possa ter alguma influência, que a nossa equipa poderá levar mais algum tempo a aquecer, mas não penso que o frio irá condicionar o resultado do nosso jogo», disse. «Se observarmos bem o que se passou, o CSKA teve de fazer uma deslocação difícil para garantir o campeonato. Face a esse desgaste, não vai apresentar uma equipa diferente. Jogou para se libertar da preocupação do campeonato. Será esse o estado de espírito para amanhã», acrescentou o técnico.
Jesualdo Ferreira comentou ainda o processo de maturação do F.C. Porto, que lidera a liga portuguesa. O treinador portista considera que os resultados permitem aos jogadores ganhar mais confiança e estabilidade. «Este é um F.C. Porto diferente, com mais tempo de trabalho e tácticas mais consolidadas. Os resultados dizem que está mais forte. As avaliações são feitas pelos resultados. São eles que dão mais confiança e estabilidade. Estes jogos de maior grau de dificuldade também nos dão mais confiança. E mesmo quando não conseguimos ser aqui ou ali tão fortes como gostaríamos, sabemos que faz parte do crescimento», concluiu, terminando a conferência de imprensa com um voto de pesar, em nome do F.C. Porto, para Valery Gazzaev, treinador do CKSA, que está de luto pela morte do irmão.