Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, depois do empate com o Hull City (0-0), em mais um jogo de preparação no Estádio do Algarve:

Sp. Braga-Hull City, 0-0 (crónica)

«Os resultados não me preocupam. O que me interessa é analisar os meus jogadores. Também acho que a equipa defende melhor e é necessário mais trabalho para que também comece a marcar mais golos. Porque fazer as duas coisas ao mesmo tempo... Foram dez dias e quatro jogos muito duros, em que foi jogar mais e treinar menos e, sempre que o fizemos, foi com muita intensidade. Também tivemos que recuperar convenientemente, porque se não o fizéssemos teríamos dificuldade em jogar. O volume de trabalho tem correspondido a uma maior capacidade.»

[Poucas alterações no onze]

«Tentámos formar um grupo que à partida entenderia melhor a nossa conceção de jogo, para partir depois para outras formas de trabalho, como um sistema alternativo. Foi por isso que foi observado quase sempre a mesma equipa, com uma ou outra alteração.»

[Falta de golos]

«Este tempo de trabalho em grande intensidade foi dando para que a equipa tivesse em alguns momentos das partes que jogou, grande qualidade. Hoje teve uma primeira-parte em que dominou por completo e com oportunidades suficientes para ganhar, frente a jogadores difíceis de controlar defensivamente. Ao intervalo até disse que não quisemos ganhar. A segunda-parte foi mais equilibrada, mas nunca deixámos de dominar nem de controlar o jogo. É importante que isso aconteça e que os jogadores sintam isso. Merecíamos ganhar. Nestes jogos tivemos sempre uma equipa muito subida, fazendo pressão bem alta, e agora é dar continuidade ao trabalho.»

Sp. Braga-Hull City, 0-0 (análise aos novos)

[Hoje foi o teste mais difícil?]

«O jogo mais difícil foi frente ao Farense, devido à maior fadiga que tínhamos. Temos que melhorar no aspeto ofensivo, na parte final. Só o poderemos fazer consolidando o processo defensivo, onde não estou a falar da defesa, mas sim da equipa. Para defender bem temos que defender todos, e temos que começar a defender antes de perdermos a bola.»

[Objetivos para a época]

«Vamos jogar pelo que o Braga sempre tem jogado: pelos lugares de cima!»

[Douglão e Hélder Barbosa? Continuam a contar?]

«Conto com todos os jogadores que estiveram aqui. O Douglão participou nos dois primeiros jogos e depois teve um problemazinho, que por questões de segurança, não quisemos utilizá-lo depois. Tal como conto com o Hélder (Barbosa), que não jogou até agora porque esteve lesionado. E teve um hoje um cheirinho¿.»

[Mais reforços?]

«É possível que se reforce o ataque. Temos que ver primeiro como está o Éder, o protocolo para os ligamentos cruzados tem o seu tempo fixo, ele está a evoluir muito bem e vamos esperar qual o timing para poder competir. Isso pode condicionar, ou não, um olhar que temos para a equipa.»

[Alan mais recuado, o que o Braga pode ganhar?]

«Pode ganhar um médio com capacidade muito grande de ter a bola, com hábitos de ganhar espaços de finalização, que tem uma forma de tocar e ver a bola de poder flanquear muito o jogo. Com a experiência e carisma que tem na equipa é muito importante.»

[Alan e Ruben Micael, são compatíveis no miolo?]

«Eles e o jogo é que o vão dizer. A equipa, assimilando os processos de coordenação coletiva é capaz de ser uma equipa difícil de controlar...»