Jorge Jesus não garante a presença do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões mas acredita que a equipa tem todas as condições para o conseguir. Na antevisão da segunda mão do play-off com o Twente, o treinador encarnado antecipou muitas dificuldades e recusou fazer do empate a duas bolas uma garantia.

«O Benfica não parte como favorito e sim em vantagem face ao resultado na Holanda. O importante é passar a eliminatória, esse é o nosso objectivo número um e se passarmos com uma vitória ainda melhor», começou por dizer Jorge Jesus, nesta terça-feira, na Luz.

Mas o técnico não quer que os jogadores se agarrem demasiado ao conforto do 2-2. «Não quero que tenham essa ideia. Eu posso tê-la em termos tácticos, mas o pensamento só pode ser de vitória e, aliás, o Benfica não sabe jogar de outra maneira. A ideia que o treinador vai passar aos jogadores é a de que o resultado 2-2 não conta, que temos de partir para uma vitória», defendeu.

Do Twente espera apenas muitas dificuldades e não tem, por isso, dúvidas que só um Benfica forte defensivamente vai ser capaz de evitar o pior: «Espero uma equipa forte, com muita qualidade. Não estamos a valorizar muito o Twente, face ao resultado na Holanda, mas é um adversário com processos ofensivos muito bem elaborados, com bons jogadores, com características ofensivas muito fortes, e é, actualmente, o primeiro classificado no seu campeonato. Temos de estar fortes a defender porque esta equipa vai criar-nos muitos problemas.»

O cenário de eliminação da Champions não se coloca para Jorge Jesus, que acredita na qualificação. «Não marca uma época desportiva, marca em relação à componente financeira e à Champions. Porque precisamos de um resultado para entrar na fase de grupos, temos de encarar essa situação como uma possibilidade, mas estamos focados, mentalizados e confiantes no valor que temos, pelo que fizemos na Holanda e porque junto dos nosso adeptos somos mais fortes. E isto deixa-nos uma margem para acreditar que vamos entrar na fase de grupos da Champions.»

Realizados cinco jogos no arranque da temporada - Trabzonspor (2), Gil Vicente, Twente e Feirense -, o técnico encarnado esperava mais do Benfica apenas no campeonato: «Na Champions a equipa tem estado perfeita e, se entrar na fase de grupos, significa que estamos a fazer um início de época a 100 por cento. Sobre o empate e a vitória na Liga não posso dizer a mesma coisa. Não sendo bom foi um mal menor.»