Jorge Jesus acredita que o Benfica vai passar por dificuldades em São Petersburgo, mas tem confiança nos jogadores e na avaliação que fizeram do rival dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Isto apesar de o Zenit não fazer jogos oficiais há algum tempo, devido à paragem invernal.

«O Zenit tem um excelente treinador, percebe-se a forma apaixonada como se interessou pelo Benfica. Tentei fazer o mesmo connosco em relação ao Zenit. A equipa está parada há algum tempo e tivemos de recorrer a alguns jogos do campeonato, não actualizados, mas estamos identificados com eles. Com as novas tecnologias, qualquer treinador faz isso facilmente, se quiser trabalhar em cima dos adversários», disse.

O técnico garante que já «tem uma ideia de onze», embora esteja preparado para mudá-lo de acordo com alguma circunstância de última hora. Pela frente, está um clima assustador: «São as condições que há e em que temos de jogar, o Benfica veio com disposição e confiança num bom resultado. O relvado é igual para os dois, não estamos habituados a isso nem à temperatura, mas estamos mentalizados para as condições do relvado, que não é o melhor, mas também em relação à temperatura. Vamos ter imensas dificuldades, porque também vamos jogar com um adversário forte.»

Há baixas nas duas equipas. O treinador italiano do Zenit lembrou as suas, Jesus lamentou a ausência do seu trinco espanhol. «Falou em alguns jogadores que são as primeiras escolhas do Zenit, mas não são todos. É verdade que o Zenit tem ausentes dois jogadores que jogam normalmente, mas o Benfica também tem o Javi Garcia. Quanto a essas baixas, o Benfica vai jogar como sempre, independentemente do onze que for lançado pelo Zenit.»

Jorge Jesus assumiu que já tem «uma ideia» do onze a utilizar, mas que as condições que encontrar mais perto do encontro o podem fazer mudar de ideias, embora, sublinhe, os princípios da equipa são para manter, mesmo que a eliminatória se decida em duas partidas.

«Para vencer, seja onde for»>/a>

«O resultado que qualquer treinador gosta é ganhar», disse, após uma pergunta sobre que marcador gostaria de trazer para Lisboa. «Como disse, a eliminatória tem dois jogos. Muitas vezes, pode haver surpresas no primeiro, mas nós jogamos com sentido único de vencer, seja onde for», declarou o técnico.

Jesus completou de seguida: «Vamos tentar sair daqui com um resultado positivo e isso passa por uma vitória.»

O Benfica ainda não perdeu nesta Liga dos Campeões, algo que se altera de forma óbvia em relação à época passada. «Isso é uma prova da qualidade do Benfica e da experiência que adquirimos ao longo da Liga Europa e da Champions. Este ano entrámos com mais ambição e com características diferentes na equipa. Com todo o respeito pelo adversário, queremos passar, porque achamos que temos valor para isso», concluiu o treinador.