Portugal vai ter atletas em competição nos Jogos Olímpicos do primeiro ao último dia e, à partida, já há algumas jornadas a despertar atenção especial. A começar pela próxima segunda-feira, o quarto dia dos Jogos. É a altura em que estará em ação Telma Monteiro, porta-estandarte e uma das grandes esperanças portuguesas numa medalha.

Terceira no «ranking» mundial na sua categoria, a judoca entra em competição às 9h e desejavelmente proseguirá ao longo do dia. O combate pelo ouro está previsto para as 16h.

Nesse dia entram igualmente em competição alguns dos velejadores portugueses, também eles com ambições. Começam as regatas das classes Laser, 49er, Laser Radial, Match Racing e Star, cinco das oito em que Portugal estará representado.

O primeiro dia de competições é sábado, 28 de julho, e entre os primeiros portugueses em ação estão Pedro Martins e Telma Santos, no badminton, Lei Mendes no ténis de mesa e o trio de ciclistas na prova de estradas. Qual deles inaugurará a presença portuguesa depende ainda da ordem de entrada das referidas competições, como nota a Lusa.

O atletismo, uma das modalidades que justifica normalmente maiores atenções mas onde Portugal chega este ano sem nenhum medalhado olímpicos, apenas tem início a 3 de Agosto. O primeiro dia na pista e no relvado do Estádio Olímpico é forte. Começa com a qualificação de Marco Fortes no peso e Patrícia Mamona, recente medalha de prata nos Europeus, no triplo salto, e fecha com Sara Moreira na final dos 10 mil metros. A fundista aposta no entanto nos 5000 metros, a 7 de agosto, a distância onde conquistou o bronze nos Europeus.

Dulce Félix, que ganhou o ouro europeu nos 10 mil metros, aposta em Londres na maratona, marcada para 5 de agosto. Jessica Augusto e Marisa Barros são as outras portuguesas na distância mais longa.

Destaque ainda para a canoagem, que apresenta atletas portugueses com ambições. A estreia está marcada para 6 de Agosto, e as finais prolongam-se até 11 de Agosto. Fernando Pimenta, Emanuel Silva, Teresa Portela, Beatriz Gomes, Joana Vasconcelos e Helena Rodrigues são os representantes portugueses na modalidade.

Quanto aos últimos dos 77 atletas portugueses presentes a entrar em ação, já se sabe quem serão. Rui Pedro Silva e Luís Feiteira começam o dia 12 de agosto na maratona e David Rosa estreia a presença portuguesa na BTT, na variante de cross country, a partir das 13h30.