Os portugueses João Geraldo e Fu Yu garantiram esta quinta-feira presença no quadro final de singulares do Campeonato da Europa de ténis de mesa, a decorrer em Schwechat, Áustria, juntando-se a Marcos Freitas, João Monteiro e Tiago Apolónia.

Geraldo bateu o norueguês Lars Ronneberg, por 3-0 (11-8, 11-7 e 11-5), enquanto Yu derrotou a dinamarquesa Mie Jacobsen por 11-6, 11-3 e 11-4. Em singulares, além dos triunfos de João Geraldo e Fu Yu, Diogo Chen alcançou a primeira vitória, impondo-se frente ao bielorrusso Aliaksandr Khanin por 3-1 (12-10, 11-13, 12-10 e 11-7).

Os dois jogadores portugueses concluíram a fase de grupos invictos e vão defrontar amanhã, respetivamente, o bielorrusso Vladimir Samsonov (15.º do ranking europeu) e a húngara Georgina Pota (49º).

No quadro principal, no qual já estavam os olímpicos lusos, João Monteiro vai ter como adversário o italiano Mihai Bobocica (27º), Marcos Freitas vai defrontar o ucraniano Lei Kou (153º) e Tiago Apolónia o inglês Samuel Walker (430º).

Em pares, Tiago Apolónia e João Monteiro vão medir forças com os espanhóis Jesus Cantero e Marc Duran, enquanto Marcos Freitas, que faz dupla com o croata Andrej Gacina, terá pela frente os russos Viacheslav Burov e Alexey Smirnov.