João Moutinho foi transformado por Paulo Bento neste início de época em trinco. Em entrevista ao Maisfutebol, o capitão fala das novas funções e diz claramente que se sente melhor jogando como médio-ofensivo. «Acho que rendo mais a dez, tanto individualmente como para a equipa».
Perante as comparações com Pirlo, devido à semelhança de características, Moutinho agradece a comparação, mas não se imagina a fazer carreira a trinco. «Neste momento não. Não sou um trinco. Gosto de me movimentar para a frente e de aparecer na área. No esquema do Sporting, a minha posição é a dez».
Pelo caminho garantiu não se sentir um veterano no futebol. «Ainda faltam uns anos para isso», referiu, admitindo que as pessoas possam olhá-lo dessa forma. «Mas eu continuo a pensar da mesma forma. Sou um jovem que quer continuar a evoluir e sinto que ainda tenho muito para evoluir».
Por fim falou da posição de capitão. «Encarei a situação como uma evolução na minha carreira e cada vez me sinto melhor na posição de capitão», garante. «Foi uma sucessão normal, porque o Ricardo e o Custódio saíram e eu, como terceiro capitão, passei a primeiro».
Num grupo que tem jogadores mais velhos e experientes do que ele, João Moutinho garante que cada vez se sente melhor na função e que importante é o respeito. «A minha personalidade compensa a do outro, e a do outro compensa a do outro. Dentro do balneário isso completa-nos».
Veja a entrevista exclusiva a João Moutinho em vídeo.