O Monaco entrou na Liga dos Campeões a vencer o Bayer Leverkusen com um golo de João Moutinho. E isto tem tudo para centrar o interesse na equipa mais portuguesa de França, em especial, o interesse dos adeptos do Benfica.

O Grupo C da Liga dos Campeões também se jogava no principado francófono e a resposta da equipa treinada por Leonardo Jardim nas competições europeias era aguardada com expectativa na sequência dos maus resultados no campeonato francês.

O Monaco está em lugar de despromoção na Ligue 1 – está em penúltimo lugar depois de uma vitória, um empate e três derrotas – e, já no lançamento da estreia europeia, o treinador português anunciava que «o projeto do Mónaco mudou».

O clube que no ano passado ficou como vice-campeão francês com jogadores como Falcao, James Rodríguez ou Moutinho regressou nesta época às competições europeias de clubes. Mas no Monaco da atual temporada já não brilham as estrelas colombianas. Falcao e James Rodríguez saíram, assim como outros jogadores influentes como Rivière ou Obbadi.



No arranque do Grupo C da Liga dos Campeões, o projeto do Monaco mudou para melhor com um golo de João Moutinho a dar-lhe cara – com especial significado por ter sido o único golo do jogo. O português marcou à passagem da hora de jogo naquele que foi também o seu único remate à baliza.

João Moutinho registou também um acerto de passes na ordem dos 81 por cento: em 36 bolas dadas aos companheiros, 29 foram passes completos. O internacional português sofreu três faltas e fez duas e correu quase 11.200 quilómetros.

Jardim tinha avisado das mudanças no «projeto». Depois do jogo com o Bayer, destacou a vitória pela sua «importância por várias razões», mas, «principalmente, para dar confiança aos jogadores»; aqueles que mantinham a «mesma atitude e as mesmas convicções» apesar das mudanças.

A resposta foi dada a nível europeu, com João Moutinho à cabeça; ele que marcou o seu quinto golo na Liga dos Campeões naquele que foi o seu 35º jogo na prova – antes, tinha feito 20 pelo Sporting e 14 pelo FC Porto.

Moutinho estrou-se com um golo na Champions na época 2007/08 numa vitória dos leões sobre o D. Kiev: Na época seguinte foi o autor do único golo do Sporting na hecatombe com o Bayern Munique. E, em 2012/13, marcou dois golos já coma camisola do FC Porto; frete ao D. Zagreb e numa vitória sobre o Málaga.

Mas o Monaco não foi apenas Moutinho, como pode ver aqui e entre os responsáveis pela exibição estão mais portugueses. Jardim considerou que Moutinho «melhorou no segundo tempo, como toda a equipa», mas destacou também que a «entrada de Bernardo Silva permitiu guardar a bola».