João Pereira fez nesta quinta-feira a antevisão da temporada, num tom optimista, mas a lembrar também que a equipa ainda não ganhou nada, apesar das boas impressões da pré-época. O lateral deixou elogios para Domingos e para os reforços.

«Foi uma pré-época positiva, é sempre importante as vitórias que conseguimos. Praticamos bom futebol, estamos num bom momento. Esperamos já no sábado mostrar futebol agradável e ofensivo, para que os sócios possam apreciar e deixarmos para trás a imagem do ano passado», afirmou o lateral-direito, a antecipar o jogo com o Valência, de apresentação do Sporting aos adeptos.

João Pereira não teme que o entusiasmo em redor da pré-temporada seja pressão extra sobre a equipa. «Pressionados era se não tivéssemos ganho jogos na pré-temporada», afirma: «Agora, temos que ter os pés assentes na terra, porque ainda não ganhámos nada. Vamos esperar pelo primeiro jogo oficial. Depois, temos que reflectir e ver se estamos no bom caminho.»

E como deve o Sporting encarar a época para ser diferente da anterior? «Para já temos que estar concentrados no primeiro jogo. Começámos mal no ano passado, este ano temos que começar logo com uma vitória, é o mais importante. Entrar com força, tentar o mais rápido conquistar os três pontos, depois os seis e os nove...»

Quanto a objectivos, João Pereira insiste na ideia passada pelos «leões»: «Um jogador quando vem para o Sporting tem que pensar alto e ganhar títulos. O principal objectivo, toda a gente sabe, é voltar a ganhar o campeonato. E nas outras provas tentar ir o mais longe possível. »

O internacional português lembrou que esta altura é sempre de expectativa. «No ano passado na pré-época também fizemos bons jogos», recorda, para insistir mais à frente, quando questionado sobre as impressões relativas aos rivais F.C. Porto e Benfica: «Sinceramente, estou mais preocupado com o Sporting do que com os outros clubes. No ano passado também dissemos no início da época que íamos lutar pelo título e nada disso se transformou em realidade. Espero que este ano seja o contrário, que no fim sejamos nós a festejar e os outros atrás.»

Rinaudo, Capel e os reforços

Quanto às diferenças deste Sporting para o da época passada, João Pereira identifica várias, sobretudo mais qualidade e mais ambição. «Reforçámo-nos bem, temos mais qualidade e mais soluções. Ajuda quando há mais competitividade no seio do grupo», analisa, para depois responder assim à pergunta se Domingos trouxe mais ambição: «Trouxe o Domingos e todos os jogadores voltaram com outra ambição. Os adeptos têm fome de vitórias e de títulos, nós também estamos e queremos demonstrar dentro do campo que queremos tudo.»

À pergunta seguinte, se Domingos é o principal reforço do Sporting, o jogador deu uma resposta afirmativa: «Neste momento concordo. É ele que está a fazer a equipa, estamos a jogar à imagem dele. Concordo que é um dos maiores reforços deste ano.»

Quanto aos jogadores novos, João Pereira fala individualmente de Rinaudo e Schaars. «Têm-se destacado todos. Há uns que já entraram mais facilmente na equipa principal, como o Rinaudo, que já vinha lançado do campeonato argentino. O Stijn tem jogado muito bem no meio-campo, mas são todos reforços positivos», observa. Ainda uma observação sobre Capel, quando se lhe pergunta como tem sido ter o extremo espanhol pela frente nos treinos: «Tem sido engraçado. É um jogador rápido e que vai ajudar muito mas nota-se bastante qualidade.»

Por fim, João Pereira falou da luta entre João Gonçalves e Pereirinha por serem mais uma opção para o lado direito da defesa: «Não são só eles, também está a chegar o Arias e eu também estou nessa luta. Quatro jogadores para uma posição, é muito bom, vamos ver o que vai dar.»