Feitas as contas, a «culpa» foi de Ananias...O médio da Portuguesa dos Desportos furou a greve de golos acordada pela sua equipa e o São Bernardo, que servia os objectivos de ambos. O facto, agora conhecido, está a fazer correr muita tinta no Brasil, já que acabou por ditar a descida do São Bernardo ao segundo escalão paulista.

Portanto, na última jornada do Campeonato Paulista, a Portuguesa lutava para chegar ao oitavo lugar, o último que dá acesso à fase de apuramento do campeão, tendo como rival o São Caetano, que recebia o Linense. Já o São Bernardo tentava fugir da despromoção e bastava-lhe um ponto.

A dada altura da segunda parte, os jogadores do São Bernardo tomaram conhecimento que o Linense já vencia o São Caetano por 2-0. Assim sendo, o empate entre São Bernardo e Portuguesa servia às duas equipas: a Portuguesa igualava o São Caetano no número de pontos, mas ficava com vantagem na diferença de golos; o São Bernardo ficava com mais um ponto que o Ituano (que estava a vencer o Noroeste) e subia ao 16ª lugar, evitando a despromoção.

«Os jogadores do São Bernardo que estavam no banco, quando souberam que o Linense fez 2-0, vieram ao nosso banco para dizer que o resultado estava bom para os dois. Aí falamos com o pessoal que estava em campo. Eles aceitaram trocar a bola para o tempo passar. Mas, infelizmente para eles, trocámos a bola e sobrou uma na área. O Ananias falou que até tentou errar o remate, mas marcou o golo», explicou Henrique, da Portuguesa, entre risos, em declarações ao «Globoesporte».

O golo reforçou o oitavo lugar da Portuguesa e condenou o São Bernardo que, não somando qualquer ponto, acabou ultrapassado pelo Ituano, que venceu. Por isso, os jogadores do São Bernardo não se contiveram quando viram a bola entrar na sua baliza. Os suplentes levantaram-se e dirigiram-se ao banco da Portuguesa para protestar.

Jorginho, treinador da Portuguesa, nem quis saber, até porque, mesmo perdendo, um golo do São Caetano, no outro campo, afastava a sua equipa: «Havia um jogo aqui e outro jogo lá. Não vim aqui para empatar. Joguei só para vencer.»

E Henrique reforçou a ideia: «E se o São Caetano fizesse mais um golo?»

Veja o golo de Ananias: