O jogo de gala para celebrar os 50 anos sobre o Tratado de Roma, que deu origem à União Europeia, teve tudo o que uma grande festa precisa: um Old Trafford completamente engalanado, muita gente (mais de 70 mil pessoas) nas bancadas, grandes estrelas no relvado, grandes penalidades falhadas e golos para todos os gostos. Cristiano Ronaldo foi talvez a estrela mais cintilante, num encontro que não contou com Miguel.
O português do Valencia não foi autorizado, à última hora, pelo Valencia a deslocar-se a Manchester e falhou por isso a celebração da União Europeia. Sobrou apenas um português, Cristiano Ronaldo, só por ele muito suficiente para representar bem as cores portuguesas. O extremo do Manchester marcou um golo (os Red Devils ganharam por 4-3) e provocou os maiores malabarismos da noite, que levaram a alegria às bancadas.
Ronaldo marcou o terceiro golo do Manchester, aos 34 minutos. Um dos golos da noite, de resto, num grande remate de livre. Antes disso já Wayne Rooney e Wes Brown (numa jogada iniciada por Ronaldo) tinham feito os primeiros golos, com o francês Malouda a reduzir para a selecção do resto da Europa. Ronaldo fez então o terceiro golo e Rooney aumentou para 4-1 ainda antes do intervalo. Com Michel Platini e Durão Barroso, presidente da UEFA e da União Europeia, respectivamente, nas bancadas, os treinadores aproveitaram para fazer muitas alterações ao intervalo. Ronaldo e Rooney, por exemplo, ficaram nos balneários.
Por isso, a segunda parte só deu selecção do resto da Europa. A equipa orientada por Marcelo Lippi marcou por Diouf aos 52 minutos e voltou a marcar pelo mesmo Diouf aos 88 minutos de grande penalidade. Antes disso já tinha sido anulado um golo à selecção europeia, por fora-de-jogo do grego Stelios, e já Zlatan Ibrahimovic (ainda durante a primeira parte) tinha falhado uma grande penalidade. No final, o resultado de 4-3 para o Manchester United foi o menos importante. Valeu a celebração de uma Europa mais unida e valeram os 1,25 milhões de euros reunidos para obras de caridade.
FICHA DE JOGO:
Manchester United: Kuszczak; Neville , Brown, Heinze, Richardson; Cristiano Ronaldo, Scholes, Giggs, Park; Rooney e Smith. Jogaram ainda: Heaton, Carrick, Dong, O'Shea, Eagles y Andrew Cole.
Europa XI: Cañizares; Zambrotta, Ayala, Materazzi, Abidal; Pirlo, Gatusso, Mancini, Malouda; Ibrahimovic e Larsson. Jogaram ainda: Coupet, Iván Campo, Stefanovic, Christanval, Kallstrom, Gerrard, Fowler, Carragher, Stelios, Giannakapoulos, Diouf e Zenden.
Golos: Wayne Rooney (5m), Wes Brown (9m), Malouda (22m), Cristiano Ronaldo (34m), Wayne Rooney (42m), Diouf (52m) e Diouf (88m, g.p.).