O Governo considerou esta quarta-feira que a transmissão dos jogos da liga portuguesa deixou de ser um evento de interesse público: ficou a saber-se desta forma que os canais em sinal aberto deixam de estar obrigados a transmitir pelo menos um jogo por jornada da liga portuguesa.
O despacho assinado por Miguel Relvas estabelece apenas cinco eventos desportivos de interesse público: recorde-se que o anterior despacho considerava haver doze eventos de interesse público. Uma redução justificada pelo «atual contexto que o setor da comunicação social atravessa.»
Esta época, pela primeira vez, os jogos de futebol da Liga não estão a ser transmitidos em canal aberto, sendo que a RTP, SIC e TVI não fizeram qualquer proposta para a transmissão de um jogo por jornada do campeonato nacional, sendo que os jogos podem apenas ser vistos canal por cabo.
Ora os cinco eventos de interesse público são:
- Os jogos oficiais da Seleção Nacional A
- A final da Taça de Portugal
- A Volta a Portugal em bicicleta
- As participações de atletas e seleções nacionais na fase final de Mundiais e Europeus das várias modalidades
- As finais de competições internacionais entre clubes em que participem equipas portuguesas nas modalidades de andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol e atletismo