Os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 estão abertos desde esta sexta-feira com a cerimónia de abertura a decorrer no Estádio Olímpico da capital grega. As 202 delegações participantes apresentaram-se num cortejo em que o judoca Nuno Delgado foi o porta-estandarte da bandeira de Portugal.
A fantástica cerimónia começou como uma retrospectiva desportiva das Olimpíadas anteriores da Era Moderna passando pela evocação da Antiguidade grega e com cenários do início do Cosmos. A voz de Maria Callas calou então os 72 mil espectadores presentes num dos momentos mais altos da noite.
O desfile das delegações foi como sempre um dos momentos mais esperados, com a comitiva do Iraque a ser a mais aplaudida. Depois da parada de atletas e de Björk ter cantado em mais um momento que marcou a cerimónia seguiram-se os discursos oficiais da comissária dos Jogos de Atenas, Gianna Angelopoulos, e do presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, que lançaram o discurso mais apetecido.
O presidente da Grécia, Constantinos Stephanopoulos, declarou os Jogos Olímpicos abertos e chegou-se ao momento mais alto da noite, dividido em três partes: o içar da bandeira olímpica, o juramento olímpico (feito pela nadadora grega Zoe Dimoschaki em nome de todos os atletas) e, finalmente, a chegada do facho e o acender da chama olímpica no estádio de Atenas.
Estão assim oficialmente abertos os XXVIII Jogos Olímpicos, com a maior manifestação desportiva a dar o melhor do desporto Mundial até dia 29 de Agosto.