Carlos Ciampi, presidente de Itália, inaugurou esta sexta-feira a 20ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno no Estádio Olímpico de Turim, perante uma assistência de 35 mil espectadores. Como é tradição, a abertura contou com o desfile dos 2.500 atletas participantes, oriundos e oitenta países, entre os quais o português Danny Silva, que vai participar na modalidade de esqui de fundo.
Na cerimónia solene, o presidente italiano esteve ladeado por Laura Bush, mulher do presidente dos Estados Unidos, e por Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI). O espectáculo de abertura teve início às 20 horas locais e prolongou-se ao longo de duas horas e meia, com a participação do estilista Giorgio Armani, da cantora Carla Bruni e ainda do inglês Peter Gabriel que interpretou o tema de culto «Imagine», do ex-Beatle John Lennon.
O facho olímpico foi ateado pela antiga esquiadora fundista italiana Stefania Belmondo, a atleta mais medalhada do historial dos Jogos Olímpicos de Inverno, com dez medalhas. O Estádio Olímpico de Turim vai estar pronto este sábado para a cerimónia de entrega da primeira das 84 medalhas de ouro desta edição, a atribuir a um atleta de biatlo.
Além do biatlo, os jogos Olímpicos de Inverno contam com outras catorze modalidades, designadamente o bobsleigh, combinada nórdica, curling, esqui alpino, esqui de fundo, estilo livre, hóquei no gelo, patinagem artística, patinagem em velocidade, saltos, short track, skeleton, luge e snowboard.