A Coreia do Norte assegurou neste sábado a Seul que enviará uma delegação para preparar os eventos culturais que se realizarão à margem dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018.

A Coreia do Sul tinha pedido uma explicação para o facto de Pyongyang ter suspendido, de forma abruta, a deslocação de uma delegação norte-coreana ao sul da península. Horas depois, chegou a resposta.

«O Norte informou que vai enviar uma delegação artística no domingo», informou o Ministério da Unificação sul-coreano, que frisou que a realização da reunião estava prevista para este sábado, de acordo com a Lusa.

Por outro lado, o Comité Olímpico Internacional informou que 22 atletas norte-coreanos vão competir nos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade sul-coreana de PyeongChang, que têm lugar no próximo mês.

Haverá atletas do Norte em cinco modalidades: na equipa feminina conjunta de hóquei no gelo, composta por atletas das duas Coreias, na patinagem artística no gelo, na patinagem de velocidade em pista curta, no esqui alpino e no esqui de fundo.

As equipas das duas Coreias vão desfilar juntas na cerimónia de abertura, sob uma bandeira unificada.