O Comité Olímpico Internacional anunciou que vai retirar dez medalhas a desportistas que participaram nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, após a reanálise das amostras recolhidas no evento.

Em resultado da reanálise das amostras de Pequim2008, três medalhados de prata vão perder as suas medalhas: o russo Khasam Baroev e o azeri Vitaliy Rahimov, da luta greco-romana, e a halterofilista cazaque Irina Nekrassova (+63 kg).

Para além destes, há sete atletas que ficam sem os bronzes: os russos Khadzhimurat Akkaev (+94 kg) e Dmitry Lapikov (+105 kg), a ucraniana Natalya Davydova (+69 kg) e a cazaque Mariya Grabovetskaya (+75 kg), todos halterofilistas, o saltador com vara ucraniano Denys Yurchenko, a triplista grega Chrysopigi Devetzi e o lutador cazaque Asset Mambetov.

Há ainda desportistas que não tinham ganho medalhas e que foram desclassificados: a bielorrussa Iryna Kulesha, os cazaques Maya Maneza e Vladimir Sedov, o azeri Nizami Pashayev, do halterofilismo, e a atleta russa Elena Slesarenko, quarta no salto em altura.