A um ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Brasil, Portugal tem apenas seis quotas de presença asseguradas, representando 24 atletas por quatro modalidades, numa altura em que a maioria inscrita no programa ainda não terminou as qualificações.

Ainda em 2014, nos Mundiais de classes olímpicas, em Santander, Espanha, a vela garantiu duas vagas nos primeiros Jogos da América do Sul, com os 49er e o Laser a terem já garantido uma embarcação no Rio.

Jorge Lima e José Luís Costa devem assumir o lugar conquistado em 49er, uma vez que são a única dupla competitiva na categoria, enquanto em Laser a quota foi conquistado por dois velejadores, o experiente Gustavo Lima e Rui Silveira, embora só um possa viajar até ao Rio, como escreve a agência Lusa.

O atirador João Costa caminha para a quinta participação em Jogos Olímpicos depois de ter conquistado vagas para Portugal nas provas de pistola a 10 e 50 metros. Costa igualará um número reduzido de atletas que participaram em cinco Jogos Olímpicos ficando apenas a uma do recordista, o velejador João Rodrigues (esteve presente em seis edições).

Com presença também já garantida está a seleção portuguesa de futebol comandada por Rui Jorge, assim como os nadadores Alexis Santos e Diogo Carvalho, ambos com mínimos para os 200 metros estilos.

No atletismo, mais de uma dezena de atletas já asseguraram os mínimos da federação internacional (IAAF), mas a sua presença ainda não está totalmente assegurada porque a federação portuguesa ainda não oficializou as suas marcas de apuramento, que podem ser mais apertadas do que as internacionais, frisa a Lusa.

O chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos afirma que, nesta altura, «é descabido fazer expetativas de resultados». Mesmo em relação às quotas que foram conquistadas, ainda compete às federações completá-las com os atletas que as vão representar. Portanto ainda é prematuro», referiu José Garcia à Lusa.

Portugal tem «até este momento seis quotas obtidas, do tiro, da vela, da natação e do futebol», o que representa 24 atleta. Sendo que qualificação termina a 11 de julho é também «prematuro estar a dizer qual é o número» de atletas que podem estar no Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto de 2016.

«Nós temos neste momento 115 atletas a serem apoiados sendo representantes de 18 modalidades. Seria desejável que todos se conseguissem apurar. Sabemos que dadas as contingências do desporto, que isso não será possível», assumiu o chefe da Missão portuguesa.