Johan Cruyff, antigo jogado do Ajax e do Barcelona, não tem dúvidas quanto à final do Campeonato do Mundo e destaca a Espanha como favorita, simplesmente, «porque joga melhor». O treinador holandês, que vive em Barcelona, compara a selecção de Vicente del Bosque à equipa do Barça.

«Espanha tem grandes qualidades individuais. Parece uma cópia do Barça, com a sua estrutura base, com uma circulação mais fluida e espectacular do que a Holanda», destacou em entrevista ao diário italiano «Gazzetta dello Sport».

O antigo internacional holandês considera ainda que o Espanha-Alemanha, da meia-final do Mundial, foi «a melhor publicidade para o futebol», assumindo que gosta do «futebol ofensivo e defensivo e quando se joga assim [como a Espanha] é mais fácil vencer».

Johan Cruyff assume, apesar de tudo, que vai estar dividido no próximo domingo. «Pelo coração a Holanda, pelo jogo a Espanha», garantindo que ficará sempre satisfeito, vença quem vencer. «Sinto-me holandês. Antes do Mundial estive três semanas com a selecção, a jogar golfe com Bert van Marwijk [seleccionador da Holanda]. Mas em Espanha há muitos jogadores que sinto como meus, porque os vi crescer com Rijkaard e com Guardiola».