Depois de ver as imagens que passaram na televisão, no final do Benfica-Nacional, ler o que disseram os intervenientes e consultar os regulamentos da Liga, eis a minha opinião sobre a cena.

1. Jorge Jesus levantou a mão em direcção a Luis Alberto. Pelo movimento visível da cabeça do jogador do Nacional, é minha convicção que o treinador do Benfica o agrediu. No mínimo, tentou.

2. Depois do movimento de Jorge Jesus em direcção a Luis Alberto, muita gente intromete-se entre os dois. Mesmo assim, o jogador do Nacional faz um movimento com o braço em direcção ao rosto de Jesus. Fico com a convicção de que atinge o treinador do Benfica. No mínimo, tentou.

3. Nesse instante, Jara está atrás de Jesus, alheio a tudo.

4. No final do jogo, Jesus disse que tinha afastado Luis Alberto, que estava num «bate-papo com Jara».

5. Também depois do jogo, Luis Alberto disse que foi empurrado por Jesus e sentiu-se agredido e traído pelo treinador do Benfica.

6. Os factos são especialmente graves? Do meu ponto de vista não. Mas isso sou eu, que tenho tendência para desvalorizar estas coisas, quando não ultrapassam certos limites. No fundo, acho que fazem parte do futebol.

7. Os regulamentos são assim tão permissivos? Creio que não. Pelo contrário, tendem a dramatizar estas coisas, provavelmente com o objectivo legítimo de as evitar.

Portanto, uns segundos depois daqueles segundos em que Jorge Jesus e Luis Alberto se afastaram da norma, a preocupação de todos os intervenientes é apenas uma: desvalorizar a cena. Acho muito bem que o façam, é uma estratégia de defesa legítima. Mas isso não altera o que se passou, nem apaga um momento mau de treinador e jogador.