Jorge Jesus, treinador do Benfica, depois dos dois pontos perdidos pelos encarnados em Coimbra, após o empate a zero, neste sábado, diante da Académica:

«Não estávamos a pensar perder pontos aqui. Mas é um facto que não conseguimos concretizar a qualidade de jogo que o Benfica teve durante os 95 minutos. Criámos sete ou oito oportunidades de golo na segunda parte, mas não conseguimos fazer golo, apesar da qualidade de jogo ofensivo que tivemos. E assim, as contas fazem-se num cenário completamente diferente. Mas penso que fizemos um bom jogo, principalmente, tivemos uma segunda parte muito forte, contra uma equipa que tentou defender e sair daqui com um ponto, não sofrendo golos. Não nos criaram muitas dificuldades defensivas, mas era aquilo que lhes competia fazer, e o que nos competia a nós era sermos uma equipa ofensiva, como fomos e que criámos oportunidades, mas não as concretizámos. Hoje os jogadores fizeram uma excelente partida, só não o traduziram no que é a essência do futebol, que é o golo.»

[A partida com o F.C. Porto vai ser o jogo do título?]

«Não é o jogo do título. Depois dessa partida ainda ficam a faltar nove jogos. O Benfica já teve uma vantagem pontual, e em poucas jornadas o F.C. Porto conseguiu recuperar. O campeonato português é assim, muito competitivo. Há jogos, como o de Guimarães, em que podíamos ter saído de uma forma diferente, hoje, não há razão para isso, porque a equipa esteve muito bem. Tendo em conta a forma dinâmica e objetiva como jogámos foi pena não termos saído daqui com um golo, principalmente o Nelson Oliveira, que entrou muito bem no jogo»

[Em caso de igualdade pontual considera que o F.C. Porto entrará em campo por cima em termos psicológicos?]

«Não sei o que os jogadores do F.C. Porto pensam, mas os nossos jogadores entram com a mesma convicção, e o campeonato é isto mesmo, uma soma pontual até chegar ao fim. E temos grande confiança para vencermos o clássico»

[Se o Braga ganhar considera que passará a ser um campeonato a três?]

«O Braga é uma equipa que tanto o Benfica como o F.C. Porto têm de sentir que tem todas as condições para se chegar à frente. E pode muito bem ser um final de campeonato a três.»

[Rodrigo está em dúvida para o clássico e para o jogo da seleção sub-23 espanhola?]

«Se nem sequer estava nos convocados, temos a certeza que ele não está em condições de fazer o jogo da seleção. Mas o jogador é obrigado a comparecer na convocatória da seleção e vai ter de ir a Espanha e voltar a Portugal, porque ele não está em condições para fazer o jogo. Isto ainda tem a ver com a lesão que sofreu frente ao Zenit, da qual se ressentiu durante a semana.»

[Agora vai coincidir um momento importante na Champions com um momento importante no campeonato, e com muito pouco tempo entre eles¿]

«São dois jogos que têm grande importância, no campeonato ainda temos mais nove jogos, enquanto que na Champions só temos um jogo para passar. É tudo em poucos dias, mas a equipa está preparada, porque também já está habituada a estes cenários».

[Já contará com o Javi ao longo desta semana?]

«Vamos ver. Já pensávamos poder contar com ele hoje, mas não foi possível, porque ele ainda não se sentiu confiante, e resolvemos não arriscar. Agora, até sexta-feira vamos ver.»

[O que disse ao Nelson Oliveira no final do jogo?]

«Ele estava um pouco triste, como a equipa toda, e o que lhe disse foi que já era um bom sinal ele ter tido três oportunidades, embora não as tenha concretizado. Isto também é fruto de alguma inexperiência, porque é um jovem, e nos momentos da decisão os jogadores com mais experiencia, são mais frios. Mas disse para ele estar tranquilo. Estas falhas têm a ver com a maturidade, mas isso é o que o faz crescer, porque ele tem todas as qualidades para ser um grande jogador».