Jorge Mendes foi nesta sexta-feira distinguido com o Colar de Honra de Mérito Desportivo, por parte do Governo português.
«É um orgulho receber esta honra e o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, mas devo tudo aos treinadores e jogadores com quem trabalhei. O meu sonho, agora, é que Portugal vença o Europeu», disse o empresário, após ter sido distinguido pelo Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
Jorge Mendes defendeu que Portugal «é uma referência do futebol mundial». «Tem o melhor jogador da atualidade, sem dúvida, e o melhor treinador. É um orgulho para o país», afirmou, citado pela agência Lusa. «Portugal tem jogadores de qualidade para ganhar a qualquer adversário e um grande treinador, capaz de unir o grupo e fazê-lo acreditar que é possível. Confio que as coisas vão correr bem e que os portugueses vão partilhar grandes momentos no Euro2012, vitória após vitória», acrescentou.
Questionado sobre o segredo do seu sucesso pessoal, o empresário referiu o equilíbrio. «Para mim os jogadores são sagrados. Procuro sempre protegê-los, mas nunca descurei a relação com os clubes», explicou, antes de avançar com um exemplo: «O Barcelona pagou seis milhões pelo Quaresma. Por esta ou aquela razão, as coisas não correram bem. Há sempre aproveitamento de outros clubes, que sabendo da situação vêm ter comigo, mas na medida do possível devo encontrar um equilíbrio. Posso dizer que o Quaresma saiu pelo mesmo valor que foi comprado.»