Ufa! Já está!

Portugal apurou-se diretamente para o Europeu de França no penúltimo jogo da fase de apuramento para a competição. O empate diante da Dinamarca chegava, mas a equipa das quinas conseguiu mesmo arrancar uma vitória por 1-0 com um golo de João Moutinho.

Os três jornais desportivos estão esta sexta-feira nas bancas pintados de vermelho, amarelo e verde. «Senhores do Euro», lê-se na manchete de A Bola. «Feito», titula o Record, enquanto O Jogo opta pelo adjetivo «santificado».

Aqui ao lado, a Espanha pode carimbar hoje o bilhete para o Europeu. A roja recebe o Luxemburgo e pouco acreditam que passe desta noite. Se a seleção espanhola é o principal destaque nos jornais de Madrid, na Catalunha o tema merece pouco ênfase: Reus, que pode ser reforço do Barcelona em 2016, e o diferendo de Messi com o fisco centram as atenções.

Em França é o escândalo da FIFA que merece «honras» de capa no L'Equipe. O jornais traz uma imagem de Platini e Blatter juntos: «Cai comigo», escreve numa alusão ao castigo dos dirigentes da UEFA e da FIFA.

Em Itália há um futebolista português a fazer parte das conversas de café esta sexta-feira de manhã. É Bernardo Silva que, diz o Tuttosport, está na mira da Juventus.