José Fonte está longe de ser dos jogadores que mais somam mais internacionalizações, mas é dos mais experientes: o central joga há muitos anos em Inglaterra e até é o capitão do Southampton, pelo que é uma voz coerente, razoável e que vale a pena ouvir.

«Sinto-me feliz, muito honrado e orgulhoso por estar aqui. É a primeira vez que estou na convocatória para uma fase final e agora quero desfrutar, respirar esta ocasião e acima de tudo ajudar sempre que for chamado, com muita vontade de trabalhar», referiu.

«Aos 32 anos sou o central mais novo? A idade não é importante, o que é importante é a qualidade. Não há que olhar ao BI, há sim que trabalhar todos pelo mesmo objetivo.»

José Fonte diz, de resto, que não vale a pena ter um discurso comedido: Portugal tem o objetivo de ser campeão europeu, e não vale a pena ter medo das palavras.

«Para quê estar com falsas modéstias? Somos Portugal, temos o melhor jogador do mundo, temos grandes jogadores, temos um treinador de muita qualidade, temos infraestruturas, temos tudo. Há várias equipas que estão no Euro com ambições de ganhar o título e nós somos uma delas. O que queremos é que todos acreditem como nós acreditamos», referiu o central.

«O mister tem desde o início uma frase escrita no placard: ‘estamos aqui para ganhar o Euro’. Esse sentimento foi crescendo à medida que íamos ganhando os jogos, cada vez acreditamos mais e agora pedimos aos portugueses que nos passem boas energias.»

Para já, porém, há que preparar bem a equipa.

«Vai ser uma competição dura, mas quem está mais fresco, quem está mais forte, tem a mente mais sã, quem tem o melhor espírito de grupo vai fazer a diferença.»