A judoca portuguesa Ana Cachola conquistou a medalha de bronze nos -63 kg do Open Europeu de Madrid, antiga Taça do Mundo, ao vencer a espanhola Alba Lopez no combate de decisão.

Ana Cachola, que nos últimos anos perdeu presença regular nas grandes provas, depois de ter sido duas vezes campeã europeia de esperanças, esteve em bom plano, com três triunfos em quatro combates.

A judoca algarvia, que se transferiu em 2011 para o Sporting, venceu em Madrid a poule B da sua categoria, ao bater primeiro a britânica Faith Pilman (por yuko) e, posteriormente, a espanhola Isabel Puche (por waza-ari).

Nas meias-finais, a portuguesa perdeu com a polaca Halima Seghir, por ippon, mas no combate de consolação, de acesso ao bronze, chegou mesmo à medalha, ao vencer novamente uma judoca da casa, Alba Lopez (por yuko).

Em bom plano em Madrid esteve também Leandra Freitas, a competir nos -48 kg, que terminou a competição em quinto lugar.

A judoca madeirense, do Nacional, foi quatro vezes ao tatami, com vitórias nos combates iniciais e derrotas na meia-final e na luta pelo bronze, aqui por decisão dos juízes frente à britânica Kimberley Remicks.

Portugal compete na capital espanhola com nove judocas e hoje estiveram também em ação Joana Diogo (-48 kg), Marina Gonçalves e Marta Santos (-52 kg), Ana Jorge, Joana Nunes e Filipa Almeida (-57 kg), todas eliminadas ao primeiro combate.

No domingo competirá a olímpica Yahima Ramirez, na categoria de -78 kg.