O júnior do Beira Mar Manuel Guedes foi convocado para participar num estágio de observação da seleção sub-20 da Venezuela, que decorre em Maracaíbo. O jovem avançado (18 anos) é filho de portugueses emigrados naquele país da América do Sul e está em Aveiro desde o início da época passada, informa o site do clube aurinegro.
«Fui contactado pela federação da Venezuela, que continuou a acompanhar o meu percurso em Portugal. Comecei no Centro Português de Caracas. Depois joguei nos Colégios de San Luís e San Agustín del Marques e no Caracas Sport Club. Entretanto, e como tinha o objetivo de experimentar o futebol europeu, um tio meu falou com pessoas do Beira-Mar. Fiz um período de treinos e fiquei na equipa», explicou o luso-venezuelano.
Por se sentir ainda «mais venezuelano do que português, por ter vivido 17 anos naquele país sul-americano e apenas um em Portugal», Guedes quer agradar ao treinador Marcos Mathías. «Qualquer jogador tem o sonho de representar o seu país e eu não fujo à regra. Seria um orgulho imenso. Os treinos estão a correr muito bem e espero agradar ao selecionador», adianta o jovem.
A Venezuela está a prepara-se para o campeonato sul-americano de sub-20, que se disputa no próximo ano, na Argentina.