O título nacional de juniores vai ser decidido na última jornada, com um palpitante Sporting-Benfica. As «águias» dependiam apenas de si para fazer já a festa, mas não foram além de um empate com o F.C. Porto (1-1), no Estádio da Luz, com Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus na bancada. O Sporting ganhou ao Vitória de Guimarães em Alcochete (2-1), pelo que está tudo por decidir.
O primeiro tempo do jogo da Luz foi muito repartido, ainda que o Benfica tenha entrado mais animado, com Nélson Oliveira a pregar alguns sustos a Ruca, guarda-redes do F.C. Porto. Os «dragões» conseguiram depois equilibrar a partida e Ramon esteve perto de marcar aos 25 minutos. O médio apareceu isolado, sobre a direita, mas o remate cruzado saiu ao lado. O Benfica respondeu três minutos depois, com um belo remate de Ishmael Yartey, feito já no interior da área, com a bola a passar ligeiramente por cima da barra.
João Alves já tinha sido obrigado a fazer uma alteração na primeira parte, devido à lesão de Mário Rui (substituído por Ivanir Rodrigues), mas ao intervalo decidiu fazer nova troca. David Simão rendeu Adul e em boa hora apareceu no jogo. Em menos de quinze minutos acertou duas vezes na barra da baliza portista. Primeiro aos 49 minutos, com um cruzamento-remate da direita, e depois aos 58, na sequência de um livre directo cobrado de forma soberba.
No segundo tempo o Benfica foi muito mais dominador, mas nunca conseguiu ser mortífero na hora de marcar. O F.C. Porto ia explorando o contra-ataque aqui e ali, mas também sem grandes efeitos práticos.
A cinco minutos do final os «dragões» ficaram reduzidos a dez elementos, depois de Massari ter visto o segundo amarelo, mas foi mesmo nessa condição que chegaram à vantagem. Diogo Viana fez uma das suas arrancadas e foi travado na área por Ivanir, que cometeu grande penalidade e foi expulso. Josué, na conversão, inaugurou o marcador a dois minutos do fim.
O Estádio da Luz gelava, mesmo numa tarde de imenso calor, mas a equipa do Benfica não baixou os braços e ainda chegou à igualdade. O central Roderick fez aquilo que os avançados não conseguiram e garantiu um ponto, ainda assim insuficiente para fazer a festa.
O Sporting venceu o Vitória de Guimarães (2-1), em Alcochete, e está agora a dois pontos do Benfica. Os dois rivais de Lisboa encontram-se na última jornada, no jogo que decide o título.
FICHA DE JOGO:
Fase final do Campeonato Nacional de Juniores
5ª jornada
Estádio da Luz
Árbitro: João Roque, auxiliado por Vítor Silva e Manuel Anselmo
BENFICA: Pedro Miranda; Abel Pereira, Roderick Miranda, João Pereira e Mário Rui (Ivanir Rodrigues, 36m); Leandro Pimenta, Danilo Pereira e Lassana Camará (Adriano Silva, 65m); Adul (David Simão, 46m), Nélson Oliveira e Ishmael Yartey.
Suplentes não utilizados: Diogo Freire, Diogo Figueiras, André Soares e Rafael Costa
Treinador: João Alves
FC PORTO: Ruca; Ivo Pinto (Bosingwa, 80m), Rafhael Jesus, Roberto e William Massari; Ramon Cardenas (Lucas, 78m), Ricardo Dias e Josué Pesqueira; Alex (Cardoso, 67m), André Claro e Diogo Viana.
Suplentes não utilizados: Rafael, Zé Pedro, Jaroslav e Caetano
Treinador: Patrick Greveraars
Acção disciplinar: cartão amarelo para Nélson Oliveira e Dias (52m), Ramon (64m), Massari (68 e 85m); cartão vermelho, por acumulação, para Massari (85m), e directo para Ivanir Rodrigues (88m) e David Simão (90m)
Golos:
0-1 por Josué, aos 88m (grande penalidade)
1-1 por Roderick, aos 90m