A ex-eurodeputada portuguesa Ana Gomes lembrou esta quinta-feira o denunciante Rui Pinto e o Football Leaks, após a romena Laura Kövesi ter sido nomeada como primeira Procuradora-Geral Europeia.

A propósito do que tem sido a abordagem da justiça portuguesa ao caso do hacker português, Ana Gomes confia na maior celeridade jurídica no que diz respeito a casos que envolvam Portugal.

LEIA MAIS: todas as notícias sobre justiça

«Isto agora vai fiar mais fino! Se os nossos PJ [Polícia Judiciária], MP [Ministério Público] e AT [Autoridade Tributária] não investigam e pedem punição para criminalidade organizada exposta por Rui Pinto nos Football Leaks, haverá a nível europeu quem investigue e leve a julgamento. Não se perderá pela demora», escreveu a ex-eurodeputada, através da rede social Twitter.

«A Procuradoria Europeia, que deverá iniciar os seus trabalhos até ao final de 2020, será um órgão independente com competência para investigar, instaurar ação penal e levar a julgamento os autores de crimes contra o orçamento da UE [União Europeia], como a fraude com fundos europeus, a corrupção ou a fraude transnacional em matéria de IVA acima de 10 milhões de euros», pode ler-se, na nota oficial do Parlamento Europeu.