O Juventude de Évora, actualmente na II Divisão, vai suspender as actividades desportivas, anunciou este domingo o presidente do clube, Amadeu Martinho, em declarações à agência Lusa. Segundo o dirigente, o incumprimento da autarquia no pagamento de verbas do contrato programa de 2009 está por detrás da decisão.

O líder do clube explicou que «o Juventude recebeu apenas 25 mil euros dos 77 mil» contratualizados com o município: «Com o início da época desportiva, o Juventude necessita de comprar novos equipamentos e material desportivo, e a inscrição de centenas de atletas torna-se impossível com os recursos que o clube tem e uma vez que aquela verba da câmara estava orçamentada», sustentou. «Na próxima semana a direcção vai auscultar todas as secções do clube para depois determinar o fim da sua actividade desportiva, o que tem implicações gravíssimas», frisou.

O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, reconheceu que a autarquia «tem tido algumas dificuldades em cumprir com os seus compromissos», considerou porém que «os clubes não devem estar dependentes de subsídios». Recusando fazer promessas quanto ao pagamento das verbas em causa, o presidente da Câmara de Évora garantiu que «o dinheiro vai chegar ao clube, mas o subsídio só será saldado quando a autarquia tiver condições».

O Juv. Évora participou este domingo na 1ª eliminatória da Taça de Portugal, vencendo o Valenciano por 3-0.