O Chelsea destacou-se no topo da classificação do Grupo E com uma goleada, na Dinamarca, diante do Nordsjaelland (4-0), contando com a ajuda dos ucranianos do Shakhtar Donetsk que travaram a Juventus em plena Turim (1-1). Feitas as contas, os ingleses passam a liderar o grupo com os mesmos quatro pontos do que os ucranianos, mas com melhor diferença de golos, e mais dois do que a «Vecchia Signora»
Apesar do resultado expressivo em Copenhaga, o campeão da Europa só conseguiu um resultado dilatado nos últimos instantes da partida. Até ao intervalo, o jogo até foi equilibrado no Parken, com os dinamarqueses a trocarem bem a bola, mas, aos 32 minutos, um passe de Lampard, permitiu a Juan Mata abrir o marcador. Torres podia ter ampliado a vantagem antes do intervalo, mas isso também seria injusto, pela forma como a modesta equipa dinamarquesa se estava a bater.
O jogo seguiu equilibrado na segunda parte, mas nos últimos dez minutos só deu Chelsea. David Luiz aumentou a vantagem, aos 79 minutos, na marcação de um livre direto, muito bem marcado, sem hipótese para Jensen. Três minutos depois, outra vez Juan Mata, a grande figura do jogo,
a fazer o terceiro, a passe de Ivanovic. A fechar as contas, outro ex-benfiquista, Ramires, a fazer o quarto, depois de um bom trabalho de Oscar.
Empate em Turim
Entretanto, em Turim, Juventus e Shakhtar anularam-se, num jogo intenso, com muitas oportunidades, mas apenas dois golos, um para da lado. Os ucranianos entraram melhor e ganharam vantagem, aos 23 minutos, por Alex Teixeira. Os italianos responderam de imediato e empataram, dois minutos depois, por Bonucci e estiveram mesmo perto de virar o resultado antes do intervalo.
Na segunda parte inverteram-.se os papéis. Os italianos entraram melhor, dando sequência ao final do primeiro tempo, mas desta vez foi o Shakhtar a conseguir a melhor ponta final, encostando os «bianconeri» às cordas, com destaque para uma «bomba» de William à barra, já em tempo de compensação. Empate justo que deixa tudo em aberto para uma luta a três até final.