Enquanto o Marítimo voltava a conhecer o sabor amargo da derrota em Bordéus, comprometendo de forma praticamente irremediável o seu futuro na Liga Europa, o Newcastle, líder do grupo D, assinou uma espetacular recuperação em Brugge, que o deixa a um curto passo de garantir a passagem aos 16 avos de final.

Os ingleses, que na próxima ronda recebem o Marítimo, estiveram a perder por dois golos nos 20 minutos iniciais, mas conseguiram anular a diferença ainda antes do intervalo e segurar um ponto precioso, que deixa muito complicada a tarefa dos belgas.

O avançado Shola Ameobi ficou ligado à história do jogo, apontando o segundo golo da sua equipa, a passe do seu irmão mais novo, Sammy, depois de Anita ter encurtado distâncias.

O Newcastle, que ainda não tinha sofrido golos na competição, deitou quase tudo a perder com um péssimo início, aproveitado por Ivan Trickovski e pelo dinamarquês Jorgensen. Valeu aos magpies a atenção do guarda-redes Tim Krul, que assinou várias intervenções valiosas perante Bacca, Tchité e Odjidja.

O Brugge, que vinha de um ciclo de cinco derrotas consecutivas, com mudança de treinador pelo meio, não conseguiu capitalizar este avanço e fica agora obrigado a bater o Bordéus, na próxima ronda.