O jornal francês «Le Monde» foi condenado a indemnizar o Barcelona em 15 mil euros, depois de a 8 de Dezembro de 2006 ter levantado suspeitas de doping. A sentença foi lida esta segunda-feira no Tribunal Supremo de Barcelona

Todas as notícias do futebol espanhol

O «Le Monde» afirmava deter «documentos confidenciais» de Eufemiano Fuentes, o médico implicado na «Operação Puerto», um grande escândalo de doping no ciclismo e que foi então ligado ao clube «culé».

Numa primeira instância, «Le Monde» tinha sido condenado a pagar 300 mil euros de indemnização por intromissão ilegítima no direito à honra do clube. Alegando falta de competência do tribunal provincial de Barcelona recorreu da decisão. Agora, a multa de 15 000 euros é firme, explicando que o direito à honra é superior à liberdade de informação.

«Embora haja um elevado interesse público nesse assunto, a informação publicada não era veraz, ao ter utilizado dados inconsistentes e não contrastados, sendo as fontes e a investigação feita pelo jornalista insuficientes para a publicação de uma noticia que por sua gravidade e impacto social implicava o descrédito na consideração do clube», explicou em comunicado o tribunal.