A arbitragem pode deixar definitivamente o âmbito da Liga de Clubes. Valentim Loureiro disse esta quinta-feira que a nova Lei de Bases do Desporto pressupõe a «criação de um órgão único para a arbitragem que abrange o futebol profissional e amador», não querendo porém adiantar se esse órgão único ficaria sob a alçada da Liga. «Tudo o que está na Liga está na Federação», referiu apenas a esse propósito.
Contudo, António Salvador, vice-presidente da Liga Portuguesa de Andebol, também presente no encontro com Laurentino Dias, revelou hoje à agência Lusa que a nova Lei de Bases do Desporto prevê a inclusão dos organismos de arbitragem e disciplina no âmbito das federações, sendo que serão incluídos nesses organismos duas secções diferentes, para as competições profissionais e não-profissionais, respectivamente.
Valentim Loureiro disse, de resto, que «dentro de 15 dias será apresentada ao Governo para ser aprovada» a nova Lei de Bases do Desporto, adiantando que «a proposta está a circular pelos vários ministérios para estes proporem eventuais alterações» antes de ser definitivamente homolgada.