É uma ideia radical e que pode mudar completamente o futebol, mas para já é só mesmo isso: uma ideia. A FIFA, através do Internacional Board (o painel que analisa e testa as alterações às leis do jogo) quer debater a possibilidade dos jogos passarem a ter apenas 60 minutos (duas partes de 30 minutos), mas cronometrados.

Significa isto que sempre que o jogo é interrrompido, o relógio tem de parar. À semelhança do que acontece já em outros desportos como o basquetebol ou o futsal.

Ora esta ideia foi avançada pela FIFA este domingo na Rússia, através de um documento chamado «Fair-Play» e que lança as ideias a debater no futuro para melhorar o jogo.

Esta ideia do jogo com duas partes de 30 minutos cronometradas insere-se num plano a cinco anos, sendo certo que primeiro é preciso debater as vantagens e desvantagens da alteração, e depois é preciso testá-la, antes de ser efetivamente implementada.

«O objetivo deste documento passa por gerar discussão e deitar um olhar fresco sobre como as leis podem tornar o jogo melhor», pode ler-se no «Fair-Play».

Esta ideia, acrescenta o documento, tem por base a insatisfação dos adeptos, que raramente conseguem ver um jogo com 60 minutos de tempo útil. A vitória da Rússia sobre a Nova Zelândia, no jogo de abertura da Taça das Confederações, por exemplo, teve 47 minutos de tempo útil.

Ora isto quer dizer que um jogo de 60 minutos efetivos de tempo útil signifacaria mais de duas horas de tempo total de jogo. A FIFA acredita, no entanto, que com o tempo cronometrado, os jogadores perderão menos tempo com paragens.

Esta não foi contudo a única ideia apresentada no documento Fair-Play para tornar o jogo mais rápido e mais justo.

A FIFA vai também analisar a possibilidade dos jogadores poderem passar a bola a si próprios na sequência de cantos e livres (ou seja, na teoria poderiam arrancar com a bola em vez de a passar a outro colega).

Uma outra proposta passar por abolir que o jogo siga após um penálti defendido pelo guarda-redes ou que bata nos ferros: ou seja, depois de um penálti, o jogo recomeçaria sempre com um pontapé de baliza ou com a bola no meio campo em caso de golo.