As autoridades argentinas identificaram o autor do ataque aos jogadores do River Plate com gás tóxico, durante o intervalo do jogo dos oitavos de final da Taça Libertadores disputado no Estádio La Bombonera.

Libertadores: gás pimenta e drone suspendem Boca-River

As imagens recolhidas pela Fox Sports, dona dos direitos de transmissão do torneio sul-americano, foram analisadas pela justiça, permitindo a identificação do autor material da agressão, assim como de outros dez adeptos que terão sido cúmplices, informa o Boca Juniors em comunicado.

No vídeo é possível ver o adepto aproximar-se do túnel por onde deviam sair os jogadores do River e lançar um líquido laranja que atingiu alguns dos elementos da equipa visitante.

Alguns dos jogadores apresentaram inflamações nos olhos e queimadura no corpo, precisando de receber tratamento hospitalar.

Boca-River: gás pimenta deixa quatro jogadores hospitalizados

Antes dos incidentes ocorridos ao intervalo, um adepto já tinha tentado lançar gás pimenta através do túnel insuflável por onde deviam sair os jogadores. A justiça argentina continua a analisar essas imagens.

O Boca Juniors acabou por ser afastado pela CONMEBOL da Taça Libertadores, tendo o River Plate sido declarado vencedor da eliminatória.

Os bosteros foram, ainda, castigados com quatro jogos à porta fechada nas competições internacionais, e outros tantos sem a presença dos adeptos nas deslocações fora da Bombonera.

O Boca, condenado ainda a pagar uma multa, recorreu da decisão.