O «apagão» foi tardio. Já se tinha feito luz sobre o título. Ao vencer o Benfica em Lisboa ( 1-2), o F.C. Porto lançou uma festa anunciada há muito, mas sem data marcada.

Com golos de Guarín e Hulk (Saviola marcou para o campeão cessante), a equipa de Villas-Boas voltou a provar a superioridade exibida ao longo da temporada, e atestada pela ausência de derrotas no registo inatacável que pretende levar até final. A invencibilidade é, de resto, o factor motivacional que resta ao novo campeão, no que à Liga diz respeito. Isto deixando de lado a Taça de Portugal, que vai proporcionar novo Clássico na Luz em breve, assim como a Liga Europa, onde também está o Benfica.

O terceiro representante português nas provas europeias é, como se sabe, o Sp. Braga, que na jornada 25 da Liga saltou para o terceiro lugar. Os «arsenalistas» venceram em Aveiro, com reviravolta ( 1-2), e ultrapassaram o Sporting. No primeiro jogo com Godinho Lopes a presidente, a equipa leonina deixou fugir dois pontos (e um lugar na tabela) em Guimarães, já em período de descontos ( 1-1).

O momento da jornada 25

A figura da jornada 25

A frase da jornada 25

Na Madeira, um golo de Edgar Costa aos 85 minutos ditou a terceira derrota consecutiva do P. Ferreira. A equipa de Rui Vitória até jogou melhor, esteve mais perto de ganhar, mas acabou por perder e caiu para sétimo lugar, ultrapassada precisamente pelo Nacional. A formação de Ivo Vieira chega-se ao quinto lugar, em igualdade com o V. Guimarães, e a ameaçar a Europa.

O Marítimo, que já andou aflito no fundo da tabela, já anda próximo da zona europeia. A equipa de Pedro Martins ganhou em Leiria ( 1-3), ultrapassando a União na tabela classificativa.

No que diz respeito à permanência, a luta parece reduzida a três equipas. A Naval foi ganhar a Olhão ( 1-3), e está agora a quatro pontos do Vitória de Setúbal, derrotado pelo Rio Ave ( 2-0). Na última posição está agora o Portimonense, que não conseguiu somar o sexto jogo sem perder. A equipa algarvia deixou três pontos em Coimbra ( 1-0), aproveitados pela Académica para ficar com a permanência praticamente assegurada.