Ao fim da segunda jornada da Liga o fosso entre os candidatos ao título mantém-se, com o F.C. Porto a sorrir no topo, acompanhado pelo Nacional, e o campeão Benfica no fundo da tabela. O Sp. Braga também tropeçou depois de um arranque triunfal. Em sentido contrário, o Sporting somou os primeiros três pontos da época. E continua a seca goleadora: apenas dez marcados, para um total de 21 em 16 jogos, à média de 1,3 por jogo. Apenas cinco equipas da Liga já marcaram mais do que uma vez, e outras cinco continuam em branco ao fim de 180 minutos!

Liga: o momento da 2ª jornada

A visita à Choupana, no sábado, ditou a terceira derrota consecutiva dos encarnados em jogos oficiais. O jogo com o Nacional, em que a equipa de Jorge Jesus até entrou determinada, aumentou o mau-estar e empolou o «caso Roberto». Com Aimar e Saviola já em melhor plano, o guarda-redes do Benfica voltou a falhar e, na frente, Cardozo também não mostrou grandes melhorias.

Liga: a figura da 2ª jornada

Melhor esteve o F.C. Porto no Estádio do Dragão, onde arrancou uma vitória limpa ao Beira-Mar. Mesmo sem tudo perfeito, o conjunto de André Villas-Boas, que averbou o quarto triunfo seguido em encontros oficiais, semeou confiança e tranquilidade e, com o estímulo destas vitórias, está em vantagem para enfrentar a época. Perante os seus adeptos, Falcao e Belluschi, duas peças fundamentais no «onze» montado por Villas-Boas, deixaram um rasto de brilho que promete continuar a luzir.

Liga: a frase da 2ª jornada

À espera de mais e melhor ficaram também os adeptos leoninos, que puderam festejar a primeira vitória na Liga graças a um penalty convertido por Matías Fernández nos instantes finais da recepção ao Marítimo. A equipa de Paulo Sérgio ainda mostra fragilidades, é certo, mas é inegável que lutou pelos três pontos e o triunfo assenta-lhe bem. Depois do pior arranque no campeonato dos últimos 15 anos e da derrota com o Brondby na primeira mão do pla-off da Liga Europa, os «leões» estavam sedentos de vitórias. Finalmente, sorriu-se em Alvalade.

Confira a CLASSIFICAÇÃO

Apesar dos dois pontos cedidos em casa, quem também encontrou motivos para sorrir foi o Vitória de Setúbal, ao empatar sem golos com o vice-campeão Sp. Braga. Com a segunda mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões à vista, Domingos Paciência alterou a equipa no Bonfim e, apesar das ocasiões de que dispôs para continuar colado ao F.C. Porto, teve boa réplica da equipa orientada por Manuel Fenandes.

Confira o CALENDÁRIO

Ao lado dos bracarenses na tabela classificativa estão Académica e Paços de Ferreira, precisamente as equipas que «abalroaram» Benfica e Sporting na primeira jornada. Desta vez, os «estudantes» cederam um empate ao Olhanense em Coimbra, enquanto os pacenses terminaram sem golos o jogo em Leiria. A Naval, que perdera em casa com os «dragões», somou os primeiros três pontos do campeonato, em Portimão.

A fechar a ronda, o V. Guimarães recebeu o Rio Ave e não foi além de um empate (0-0). Os vimaranenses garantiram o seu segundo ponto na Liga. A equipa orientada por Manuel Machado ainda não marcou, mas também ainda não sofreu quaisquer golos. O Rio Ave conseguiu o seu primeiro ponto.