F.C. Porto e Benfica passaram, com mais ou menos dificuldades, os difíceis testes da 20ª jornada e mantêm a passada, sem quebras de ritmo, rumo à meta. O Sp. Braga, com uma vitória no sempre quente derby minhoto (3-2), também é um dos vencedores da ronda, voltando a cortar a distância para o terceiro lugar. Mas também há espaço para o grande Estoril que voltou a atirar com o Sporting ao tapete e subiu até ao sexto lugar antes de ser ultrapassado pelo Marítimo no fecho da ronda. Abaixo dessa posição, uma grande «salganhada», com nove equipas separadas por dez pontos.

A ronda começou na sexta-feira na Amoreira e o Sporting, tal como na jornada anterior, até entrou a ganhar, com um golo madrugador. Mas depois caiu um relâmpago, as luzes apagaram-se e os canarinhos viraram o jogo antes do intervalo, com Rui Patrício a ceder uma grande penalidade. Já na segunda parte, Wolfswinkel desperdiçou, pela terceira vez esta temporada, uma grande penalidade, e logo a seguir o Estoril matou o jogo. A dez jornadas do fim, a equipa de Alvalade está a sete pontos da Europa e a sete pontos da despromoção. Tem dez jogos para escolher o caminho e na próxima semana recebe o F.C. Porto.

No dia seguinte, o V. Setúbal ultrapassou o Sporting com uma vitória sobre o Beira-Mar (1-0) no jogo que assinalou a estreia de Costinha à frente da equipa de Aveiro. O Gil Vicente também podia ter igualado os leões, mas não foi além de um nulo na visita a Moreira de Cónegos no primeiro derby minhoto do dia. No segundo, em Guimarães, o Sp. Braga levou a melhor, no quarto embate da temporada entre os dois vizinhos rivais. A equipa de Peseiro esteve a vencer por 3-0, mas a equipa de Rui Vitória ainda reduziu para 2-3. Os arsenalistas ficaram, agora, a a apenas um ponto de recuperar o terceiro lugar ao Paços de Ferreira.

Para a noite de sábado, ficou guardado o primeiro teste à liderança, com o F.C. Porto a receber o Rio Ave depois da Champions. A equipa de Vila do Conde ainda fez tremer o Dragão, com um grande golo de Braga já depois de Jackson ter desperdiçado uma grande penalidade, com um pontapé à Paneka. Os ânimos sossegaram depois do colombiano marcar mais dois golos, o primeiro de penalty, confirmando-se como o melhor marcador da Liga com 22 golos, quase tantos como Cardozo (13) e Lima (11) juntos. A pressão passava para a Luz, para o grande jogo da ronda, com o Benfica a receber o sensacional Paços.

A expetativa era grande, mas a emoção durou menos do que no Dragão, com Enzo Pérez a abrir o caminho para a vitória logo aos oito minutos. Com um Paços longe de ser sensação, a equipa de Jorge Jesus venceu com tranquilidade, com Cardozo e Salvio a darem maior expressão ao resultado. O Benfica fica, agora, a apenas três golos do F.C. Porto que, na próxima ronda, vai a Alvalade. Ainda no domingo, o Nacional também ultrapassou o Sporting com uma vitória sobre o Olhanense (3-1).

A ronda ficou fechada esta segunda-feira, com o Marítimo a ir a Coimbra arrancar a terceira vitória consecutiva (3-2). A melhor série da equipa de Pedro Martins que fica à porta da Europa, a apenas um ponto do Rio Ave, no quinto lugar. Foi também a terceira derrota consecutiva da Briosa que fica com apenas cinco pontos sobre a linha de água.

Leia ainda:

A figura da jornada

O momento da jornada

A frase da jornada