Choveram maçãs no Clássico, voltou a acreditar-se em Jesus e a ter-se Paciência em Braga.

Ronda 12 da Liga, marcada indelevelmente pelo regresso de João Moutinho a Alvalade. A recepção foi dura, carregada de raiva, mas o médio acabou por sair de cabeça bem levantada. Tal como a sua equipa, de resto. Os dragões conseguiram empatar em casa do Sporting, mesmo a reduzidos a dez unidades na última meia-hora, e mantiveram a distância de 13 pontos para a equipa de Paulo Sérgio.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

Numa partida extremamente rígida, agressiva, viu-se um Sporting anormalmente competitivo na primeira parte e um F.C. Porto de muita alma na fase inicial do segundo tempo. André Villas-Boas voltou a ser expulso do banco de suplentes, à semelhança do que sucederam em Guimarães. Jaime Valdés e Radamel Falcao fizeram os golos.

Quem aproveitou para se reabilitar parcialmente foi o Benfica. A vitória sofrida no terreno do Beira-Mar, com Oscar Cardozo numa noite absolutamente irrepreensível, permitiu aos encarnados encurtar para oito pontos a distância para o topo. As águias bem precisavam de um lenitivo destes, após a patética aparição europeia em Telavive.

A Figura da jornada: Oscar Cardozo

O Momento da jornada: a substituição de João Moutinho

A Frase da jornada: Paulo Sérgio e o egoísmo «estúpido

A noite de Aveiro ficou ainda marcada pela reacção descontrolada de Jorge Jesus no flash interview da TVI e pelas ameaças de um segurança ao repórter de serviço do canal privado.

Mas houve mais futebol, muito mais. O Sp. Braga, por exemplo, terminou com um jejum que se prolongava desde 23 de Outubro e voltou a vencer. Depois de três derrotas consecutivas e comprometedoras, os minhotos bateram por 2-0 o Nacional. Sem ponta de brilhantismo, mas com muita crença. O sexto lugar é, ainda assim, um lugar desprestigiante para uma equipa que vale bem mais do que tem mostrado.

Ainda na parte superior da tabela, duas notas distintas: o V. Guimarães perdeu em casa do Marítimo e deixou escapar o Benfica na luta pela vice-liderança; a Académica de Coimbra, a fazer um campeonato brilhante, ganhou no Bonfim e ocupa o quinto lugar.

A jornada foi especialmente produtiva para Paços de Ferreira e Rio Ave. Os castores aproveitaram um golo do outro mundo de André Leão para baterem o Olhanense e fugir à cauda da tabela; o Rio Ave foi à Figueira da Foz aplicar a Extrema-Unção à Naval 1º de Maio, cada vez mais última.

A equipa da 12ª jornada: Benfica em maioria

Classificação da Liga

Resta falar do apagão no Portimonense-U. Leiria. A quebra de electricidade obrigou à suspensão do jogo, concluído apenas nesta segunda-feira. Os leirienses deram a volta e venceram por 1-2.