Distâncias encurtadas no topo da Liga, com a primeira derrota do Benfica. O momento da jornada 19 é, indiscutivelmente, o tento de Toscano, que garantiu o triunfo do Vitória de Guimarães sobre o líder (1-0). A equipa de Jorge Jesus tem agora apenas dois pontos de vantagem sobre o F.C. Porto, que recebe dentro de duas semanas.

O campeão nacional conseguiu um triunfo confortável no Bonfim (3-1), com golos de Janko, Fernando e Varela. Meyong marcou o tento do Vitória de Setúbal, que no dia em que estreou o técnico José Mota caiu para a última posição da Liga, consequência de doze rondas sem ganhar.

Veja a equipa da jornada

A correr por fora, como habitualmente, mas sempre por perto, continua o Sp. Braga. A equipa de Leonardo Jardim conseguiu em Barcelos a oitava vitórias consecutiva (0-3), a melhor série da história do clube. Lima assumiu o estatuto de figura da jornada, ao apontar um «hat trick» que o juntou a Cardozo no topo da lista de melhores marcadores.

O Sporting regressou aos triunfos na estreia de Sá Pinto para a Liga, e em Alvalade. Com uma exibição cinzenta, a equipa leonina ultrapassou o Paços de Ferreira graças a um autogolo de Ricardo (1-0), autor da frase da jornada. Mas o Marítimo também não desarma, e foi a Vila do Conde arrecadar mais três pontos (1-3). Danilo Dias voltou a destacar-se, ao marcar dois dos golos do encontro que abriu a ronda.

A aproximar-se da zona europeia está o Nacional, que conseguiu uma goleada caseira sobre a Académica (4-1), equipa que somou o sétimo jogo sem ganhar. Já a formação madeirense colou-se, na sétima posição, a Gil Vicente e Olhanense. A equipa algarvia empatou no reduto do Feirense (1-1), que continua acima da zona de despromoção, com um ponto de vantagem sobre a União de Leiria, que também não foi além de um empate caseiro, no caso frente ao Beira Mar (0-0). Rui Rego defendeu um penalty pela segunda vez esta época.