A 26ª jornada do título deixou o F.C. Porto com a revalidação do título à vista, por força da vitória em Braga e da derrota do Benfica no «derby». Quatro é o número de rondas ainda por disputar, mas também a vantagem de «dragões» sobre «águias».

Na «pedreira» tudo foi decidido por um golo de Hulk, aos 55 minutos. Pouco comum, com o pé direito, mas igualmente eficaz. Com Janko relegado para o banco e Kléber mais uma vez inexistente, o «Incrível» voltou a resolver (0-1).

O momento da jornada

O F.C. Porto afastou o Sp. Braga do seu caminho e ficou à espera do resultado do «derby». O primeiro lugar estaria seguro, fosse como fosse, mas o desfecho de Alvalade foi o melhor possível para as contas portistas (1-0). Um penalty de Ricky van Wolsfwinkel provocou nova «escorregadela» do Benfica.

A figura da jornada

O Sporting festejou um triunfo sobre o eterno rival e também a subida ao quarto lugar da tabela classificativa, ultrapassando o Marítimo, derrotado em casa pelo Nacional. Foi apenas a segunda vez que os «alvinegros» ganharam no reduto do «vizinho», e logo de forma expressiva (2-4).

A frase da jornada

A equipa de Pedro Caixinha continua assim a sonhar com o sexto lugar, até porque o Vitória de Guimarães perdeu em Setúbal (1-0). A formação sadina esteve em situação complicada, mas venceu cinco dos oito jogos disputados sob o comando de José Mota, e já está em oitavo lugar!

Logo a seguir surge o Olhanense, que no entanto foi derrotado em casa pelo Paços de Ferreira (1-2), que está agora a apenas um ponto, graças à excelente recuperação liderada por Henrique Calisto.

Académica em queda livre, Feirense a U. Leiria a somar pouco

Em curva descendente, por outro lado, segue a Académica, que somou a 14ª jornada sem vencer! Desta feita a «Briosa» foi derrotada pelo em Aveiro (2-1), e está agora a três pontos do Beira Mar, que ficou com a permanência praticamente assegurada.

O Rio Ave também está perto de arrumar a calculadora, mas não foi além do empate caseiro com o Feirense (2-2). Na estreia de Henrique Nunes, um homem da casa, os «fogaceiros» voltaram a pontuar, depois de quatro derrotas seguidas, mas o resultado sabe a pouco para quem está em último lugar.

O mesmo se aplica à União de Leiria, que também empatou, mas na receção ao Gil Vicente (0-0). Se o Feirense está a cinco cinco pontos da salvação, a formação orientada por José Dominguez está a quatro.