O cartão vermelho devido a expulsão tem sido punido quase sempre com duas partidas. Só na jornada 2, com outra Comissão Disciplinar, um agressor cumpriu apenas um jogo de suspensão.
As expulsões por agressão, como a de Liedson em Leiria, têm sido enquadradas no artigo 120, alínea 1 b) do regulamento disciplinar. Que diz exactamente isto:
«SUB-SECÇÃO III DAS INFRACÇÕES DISCIPLINARES GRAVES
Artigo 120.º
(Das agressões)
1. São punidos nos termos das alíneas seguintes as agressões praticadas pelos jogadores contra: Delegados ou outros intervenientes no jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo.
b) Agressão: suspensão de 1 a 5 jogos e multa de 500 (quinhentos euros) a 5.000 (cinco mil euros)».
Nesse jogo da segunda jornada, nas Aves, o extremo do Sp. Braga Cesinha agrediu Mércio, no seguimento de uma disputa de bola. Foi punido ao abrigo do referido artigo, mas com a pena mínima: um jogo de castigo.
Este critério não voltou a ser seguido. Daí para a frente, jogadores enquadrados pelo artigo 120.1b foram sempre castigados com dois jogos: Fernando (Naval), Hélder Rosário (Boavista), Vasco Matos (Beira Mar) e Quaresma (F.C. Porto) são alguns exemplos.
A expulsão de Zé Pedro (Belenenses) frente ao Benfica custou-lhe mesmo três jogos, mas apenas por já ser a segunda vez, em falta de idêntica gravidade.
O caso de Nuno Gomes em Alvalade, tantas vezes referido, é diferente por o árbitro ter considerado «jogo violento» e não agressão.
A possibilidade de Liedson ser castigado com dois jogos e falhar o jogo do Dragão é elevada, tendo em conta os critérios aplicados até aqui por esta Comissão Disciplinar.
O avançado do Sporting poderia ter alguma atenuante se o seu gesto fosse considerado resposta a agressão, punido com um a três jogos. Mas para isso a CD teria de considerar agressão o acto de Rossato, mas o facto de o leiriense ter sido punido com o um cartão amarelo deve inibir a Comissão Disciplinar de apreciar essa parte do lance.
O castigo dependerá sempre muito do que for escrito no relatório da partida, pelo árbitro. E essa é uma peça que, por enquanto, permanece desconhecida.